Karlsruhe recebe novo centro ambiental: é inaugurado um laboratório pioneiro!
O Secretário de Estado das Finanças, Splett, entrega o novo edifício de escritórios da LUBW em Karlsruhe. Investimento de 71 milhões de euros para construção sustentável.
Karlsruhe recebe novo centro ambiental: é inaugurado um laboratório pioneiro!
Em 18 de julho de 2025, a Secretária de Estado das Finanças, Gisela Splett, e a Ministra do Meio Ambiente e Energia, Thekla Walker, inauguraram um novo edifício de escritórios e laboratórios para o Instituto Estadual de Meio Ambiente de Baden-Württemberg (LUBW) em Karlsruhe. Este novo edifício oferece oportunidades de trabalho modernas e sustentáveis aos colaboradores num total de 9.140 metros quadrados.
Ao mudar para o novo prédio, a LUBW tem a oportunidade de todos os funcionários trabalharem no mesmo local, o que promove a colaboração interdisciplinar e a eficiência. Além disso, foram investidos 71 milhões de euros no projeto de construção, que foi controlado pela Vermögens und Bau Karlsruhe. O projeto vem do escritório de arquitetura hammeskrause de Stuttgart.
Construção sustentável
Uma característica especial do novo edifício do laboratório é a integração abrangente de tecnologias sustentáveis. Foi instalado um sistema fotovoltaico (FV) com mais de 1.000 metros quadrados e uma potência de cerca de 219 kWp. Além disso, o sistema fotovoltaico integrado na fachada cobre uma área de cerca de 860 metros quadrados e tem uma potência de cerca de 112 kWp. O projeto de construção foi planejado de acordo com o sistema de classificação de construção sustentável, com concreto reciclado sendo utilizado em partes das fundações e lajes.
A LUBW também está a prosseguir outra abordagem sustentável com a publicação do “Manual para municípios sobre construção circular, sustentável e amiga do clima”. Este foi apoiado pelo Centro de Inovação LUBW para Edifícios Circulares (InZiBau) e destina-se a intervenientes na construção de edifícios municipais. O guia de ação oferece listas de verificação para considerar aspectos importantes da construção circular em diversas fases do processo de construção, desde o planejamento de requisitos até a fase de projeto.
Metas para o futuro
O objetivo destas iniciativas é alcançar a neutralidade climática em Baden-Württemberg até 2040. Existe uma meta mais ambiciosa de 2030 para a administração estatal. Como parte da Lei de Protecção Climática e Adaptação às Alterações Climáticas (KlimaG BW), deverão ser alcançadas poupanças de 49% das emissões de CO2 no sector da construção. O foco será na longevidade da construção, na redução da variedade de materiais e na reutilização de materiais de construção.
Além disso, estão previstas outras medidas, incluindo a renovação de um edifício LUBW existente e a instalação de outro sistema fotovoltaico com uma potência de cerca de 117 kWp, bem como a cobertura de um parque de estacionamento com uma área de cerca de 1.700 metros quadrados e uma potência de cerca de 324 kWp. A fusão da LUBW na localização de Großoberfeld em Karlsruhe continuará através destes desenvolvimentos, enquanto a área útil total será reduzida através de medidas de construção e renovação.
Para apoiar a construção sustentável, é também promovido o registo digital dos edifícios existentes, de forma a permitir a posterior reutilização dos materiais de construção. Conceitos inovadores, como gêmeos digitais e passes de recursos de construção, são outros aspectos incorporados ao planejamento.
No geral, o LUBW, com a sua nova localização e as medidas associadas, ilustra como a construção economizadora de recursos e amiga do clima contribui para a necessária protecção ambiental e climática. Neste contexto, o LUBW não é apenas uma instituição, mas também uma importante plataforma de networking e informação para os temas da construção circular e sustentável, tais como LUBW enfatizou.
Estes desenvolvimentos são uma expressão de um compromisso claro com a responsabilidade ecológica e com a promoção de práticas de vida e construção sustentáveis em Baden-Württemberg.