Merenda escolar gratuita na Turíngia: a disputa pelo financiamento aumenta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Turíngia, o BSW e o SPD apelam à merenda escolar gratuita. Orçamento 2026/2027: Os desafios financeiros permanecem.

Merenda escolar gratuita na Turíngia: a disputa pelo financiamento aumenta!

Em 15 de julho de 2025, a Associação Educacional e Social (BSW) e o SPD apelam à introdução imediata da merenda escolar gratuita, conforme acordado no acordo de coligação. Dirk Hoffmeister, político educacional do BSW, enfatiza a urgência deste projeto. Matthias Hey, do SPD, também enfatiza a importância do almoço grátis para muitas famílias. Mas o financiamento está em perigo.

Andreas Bühl, líder do grupo parlamentar da CDU, destaca que o governo do estado deve definir prioridades para explorar o âmbito financeiro. Hey, em troca, ressalta que o almoço grátis é uma prioridade clara para a coalizão. No entanto, um problema central permanece obscuro: qual o ministério responsável pela questão, como afirma o Ministro da Educação, Christian Tischner.

Situações financeiras e negociações orçamentárias

De acordo com o acordo de coligação, está prevista uma introdução gradual do almoço grátis, sendo prometido um possível subsídio estatal a partir de 1 de agosto de 2027. No entanto, Hoffmeister também propôs uma graduação social, que foi rejeitada pelo SPD. A merenda escolar gratuita também foi uma das principais promessas de campanha do BSW e do SPD.

A discussão sobre a alimentação escolar gratuita está a decorrer no contexto das negociações orçamentais em curso. O Tribunal de Contas da Turíngia determinou despesas autorizadas no valor de 11,8 mil milhões de euros, resultantes de diversas leis e contratos. O atual projeto de orçamento, que está em discussão no parlamento estadual, tem um volume total de 13,75 mil milhões de euros. A ministra das Finanças, Katja Wolf, alerta para um défice estrutural de cerca de 1,3 mil milhões de euros para o próximo ano.

O ministro exige que não se permita ao país “salvar até à morte”. As medidas previstas incluem a reparação de estradas e pontes degradadas, bem como a promoção de empresas e a concessão de empréstimos. Ao mesmo tempo, porém, as despesas de consumo que não criam activos a longo prazo devem ser reduzidas. Dado o défice estrutural, segundo Wolf, também será difícil financiar refeições escolares gratuitas em 2026 e 2027.

Desafios e soluções políticas

Para o próximo período orçamental, é crucial que o plano de alimentação escolar gratuita seja tido em conta no duplo orçamento 2026/2027. Estão actualmente em curso negociações complexas, que são dificultadas pela falta de maioria própria no parlamento por parte da coligação Blackberry. Devido a esta situação, o governo de coligação depende do consentimento da oposição.

Em troca do apoio ao orçamento actual, a esquerda apelou à introdução de um terceiro ano de jardim de infância sem contribuições. Estas exigências deixam claro que as negociações em torno do orçamento duplo para 2026/2027 serão provavelmente desafiadoras.

A merenda escolar gratuita continua, portanto, a ser uma questão controversa que requer soluções políticas e financeiras. O significado social de tal medida é indiscutível, embora a sua viabilidade financeira seja questionável dadas as condições-quadro dadas.

Para obter mais informações sobre orçamentos financeiros e discussões políticas na Turíngia, visite zeit.de e mdr.de.