As companhias de seguros de saúde estão ameaçadas com elevadas contribuições adicionais: a situação financeira é dramática!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As companhias de seguros de saúde estão a aumentar as contribuições adicionais devido a dificuldades financeiras. Últimos desenvolvimentos e informações básicas sobre seguro de saúde legal.

As companhias de seguros de saúde estão ameaçadas com elevadas contribuições adicionais: a situação financeira é dramática!

Os segurados legais na Alemanha poderão em breve enfrentar encargos adicionais devido a contribuições adicionais mais elevadas. O pano de fundo são problemas de financiamento que afetam muitas companhias de seguros de saúde. De acordo com um relatório do estrela O “Handelsblatt” refere-se a dados do Gabinete Federal de Segurança Social (BAS), segundo os quais a situação financeira de 45 das 58 seguradoras de saúde supra-regionais era alarmante no final de 2024. A maioria destes fundos tinha activos financeiros inferiores a 20 por cento das despesas mensais, enquanto 22 ainda não tinham reservas.

A taxa geral de contribuição para o seguro de saúde obrigatório é atualmente de 14,6% do rendimento contributivo. Mas muitas companhias de seguros de saúde são forçadas a aumentar as suas contribuições adicionais, que em média rondam os 2,5 por cento, a fim de reforçar os seus recursos financeiros. Seis companhias de seguros de saúde já aumentaram as suas taxas de contribuição adicionais em 2025, e são prováveis ​​novos ajustamentos, uma vez que a evolução da situação financeira permanece incerta.

Antecedentes das contribuições adicionais

A necessidade de contribuições adicionais está estreitamente ligada ao sistema legal de seguro de saúde. Com a introdução da equalização total dos rendimentos em 2015, a taxa geral de contribuição foi reduzida de 15,5% para 14,6%. No entanto, muitas companhias de seguros de saúde enfrentam desafios para colmatar as suas lacunas financeiras, que têm de ser cobertas por contribuições adicionais para companhias de seguros individuais. Desde 1º de janeiro de 2019, voltaram a ser constituídos por contribuições financiadas de forma paritária.

De acordo com a regulamentação, as seguradoras de saúde recebem rendimentos da contribuição adicional relacionada com o rendimento como se a taxa de contribuição dos seus associados correspondesse à média do seguro de saúde legal. Isto determina que Escritório Federal de Segurança Social os fundos disponíveis para as companhias de seguros de saúde com base na taxa de contribuição adicional individual, no rendimento contributivo médio por membro e no número de membros. Em particular, os fundos de seguro de saúde que têm rendimentos abaixo da média recebem mais recursos do fundo de saúde do que pagam.

O processo de faturamento é concebido como um parcelamento mensal que inclui diversos ajustes estruturais e um saldo final anual. Tendo em conta os novos desafios enfrentados pelas empresas de seguros de saúde, é previsível que tanto os segurados como os representantes dos seguros de saúde tenham de desenvolver estratégias para manter o sistema de saúde financeiramente estável.