Críticas ao modelo federal: o imposto predial baseado no valor da terra é impreciso e pouco comparável
Segundo reportagem do www.chip.de, há críticas ao modelo federal de cálculo do IPTU. Particularmente controversa é a avaliação baseada em valores padrão de terrenos, que os demandantes consideram imprecisos. Esta crítica poderá ter efeitos de longo alcance no mercado imobiliário e no setor financeiro como um todo. De acordo com o relatório, os valores padrão dos terrenos apresentam “lacunas de avaliação sistemática” porque, por exemplo, as áreas são apresentadas como edificáveis, embora não estejam urbanizadas ou não possam receber licença de construção. Além disso, os valores padrão dos terrenos em toda a Alemanha não são muito comparáveis, o que leva a injustiças nos cálculos fiscais. Um exemplo disso é a discrepância entre os valores dos terrenos em Berlim-Neukölln e Wannsee, bem como em Mainz-Weisenau e Hasenstock. Deve...

Críticas ao modelo federal: o imposto predial baseado no valor da terra é impreciso e pouco comparável
De acordo com um relatório de www.chip.de, há críticas ao modelo federal de cálculo do IPTU. Particularmente controversa é a avaliação baseada em valores padrão de terrenos, que os demandantes consideram imprecisos. Esta crítica poderá ter efeitos de longo alcance no mercado imobiliário e no setor financeiro como um todo.
De acordo com o relatório, os valores padrão dos terrenos apresentam “lacunas de avaliação sistemática” porque, por exemplo, as áreas são apresentadas como edificáveis, embora não estejam urbanizadas ou não possam receber licença de construção. Além disso, os valores padrão dos terrenos em toda a Alemanha não são muito comparáveis, o que leva a injustiças nos cálculos fiscais. Um exemplo disso é a discrepância entre os valores dos terrenos em Berlim-Neukölln e Wannsee, bem como em Mainz-Weisenau e Hasenstock.
Caso os demandantes tenham razão em suas críticas e o modelo federal de cálculo do IPTU seja alterado, isso teria um impacto significativo no mercado imobiliário. Em particular, as diferenças regionais nos valores padrão dos terrenos podem levar a ajustes na tributação dos imóveis. Isto também poderá levar a uma reavaliação dos imóveis e, consequentemente, a alterações no financiamento da compra de imóveis.
Globalmente, as críticas ao modelo federal de cálculo dos impostos sobre a propriedade poderiam contribuir para aumentar a segurança jurídica e a equidade no mercado imobiliário, mas quaisquer alterações teriam de ser implementadas com cuidado e cautela, a fim de evitar efeitos negativos a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.chip.de