Fraude de criptografia: como se proteger de armadilhas de phishing desagradáveis!
Crypto Scams 2025: Dicas para identificar e prevenir investimentos falsos em Bitcoin e Ethereum. Saber mais!

Fraude de criptografia: como se proteger de armadilhas de phishing desagradáveis!
Os criminosos estão usando cada vez mais a Internet e e-mails de phishing para anunciar supostos investimentos em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. De acordo com um relatório de MDR Essas ofertas aparecem na forma de anúncios on-line coloridos, muitas vezes concebidos como artigos de notícias falsas e que prometem retornos extremamente elevados. Os fraudadores usam logotipos de provedores de notícias conhecidos, como ARD, ZDF, RTL, Pro7 e BBC, bem como declarações inventadas de celebridades. Personalidades como Günter Jauch, Barbara Schöneberger, Markus Lanz e Didi Hallervorden também foram abusadas por anúncios falsos. Didi Hallervorden comentou sobre esses golpes e seu comportamento desumano na revista SWR Marktcheck em outubro de 2024.
Os interessados que clicarem nos links desses anúncios e deixarem seus dados serão contatados por golpistas. Eles configuram o acesso a supostas plataformas de negociação que se parecem muito com locais reais de negociação online. As gangues fraudulentas geralmente operam no exterior.
Conscientização sobre fraude criptográfica
Um exemplo ilustra as maquinações: uma pessoa afetada tomou conhecimento de uma plataforma através de publicidade que supostamente era de um político. Depois de contactar um suposto consultor financeiro que garantiu a fiabilidade da plataforma, a pessoa em causa investiu uma pequena quantia porque não conseguiu levantar o capital inicial necessário. Inicialmente, o saldo da conta na plataforma aumentou, mas não foi possível sacar o saldo.
Várias tentativas de contacto com os responsáveis não tiveram sucesso e o interessado acabou por descobrir que outros utilizadores também tinham tido experiências negativas. Outra pessoa que ligou e ofereceu ajuda revelou-se duvidosa e até fez uma transferência não autorizada da conta da pessoa. A fraude acabou por se tornar evidente devido à falta de resposta às tentativas de contacto.
As recomendações para detectar e evitar fraudes criptográficas incluem salvar evidências como e-mails, históricos de bate-papo e sites, interromper pagamentos imediatamente, proteger o acesso a serviços bancários on-line e contas criptografadas, alterar senhas e permitir a autenticação de dois fatores. Também é aconselhável verificar se há malware nos dispositivos e trabalhar com um advogado para reconstruir atividades fraudulentas. Os fraudadores estão usando cada vez mais inteligência artificial (IA) para suas ações enganosas, usando-a para criar imagens e layouts realistas e para implementar chatbots.