Alarme de mercado 2025: Existe risco de colapso de um megafundo? Especialistas alertam!
Especialistas alertam para surpresas do mercado em 2025 e um possível colapso dos megafundos. O mercado de ETFs está em franca expansão. Estratégias para investidores.

Alarme de mercado 2025: Existe risco de colapso de um megafundo? Especialistas alertam!
Após o ano forte do mercado bolsista de 2024, os investidores enfrentam o desafio de se reposicionarem para 2025. Os especialistas do Banque Syz realizaram uma análise que identifica dez possíveis desenvolvimentos surpreendentes do mercado. Particularmente alarmante é o risco de um potencial colapso de um megafundo, o que poderia levar a possíveis reações em cadeia e a riscos reais no mercado. Apesar destes avisos, as previsões para o próximo ano permanecem optimistas, com o Banque Syz a antecipar um crescimento económico robusto e fortes expectativas de crescimento de dois dígitos entre as empresas do S&P 500.
As baixas taxas de juro reais nos países industrializados também poderão ter um impacto positivo nas perspectivas do mercado. Contudo, os investidores devem ser cautelosos e não esperar tendências ascendentes desenfreadas, pois há desafios a superar. Um risco significativo pode ser um grande fundo que pode estar mal posicionado e envolvido em negociações desfavoráveis. O pano de fundo destas preocupações é o risco de concentração das ações “Magnificent 7” e o aumento das opções 0DTE, que são particularmente populares entre os pequenos investidores.
Riscos e comparações históricas
Um investimento errado pode desencadear graves reações em cadeia noutras negociações e levar a um evento de volatilidade. Acontecimentos históricos como o flash crash de 2015 e o colapso do fundo de cobertura LTCM em 1998 poderão servir de modelos para isso. Além disso, os eventos “Volmageddon” em 2018 levaram a um choque de volatilidade e a perdas de milhares de milhões de dólares. O entusiasmo em torno da NVIDIA pode motivar os gestores de fundos a fazerem mais investimentos no espaço, aumentando também o risco de potenciais surpresas no mercado. finanças.net relatado.
Paralelamente a estes desenvolvimentos, o mercado de ETF na Europa continua a crescer rapidamente. No período de janeiro a setembro de 2024, foram registadas entradas líquidas num total de 161 mil milhões de euros, o que significa que os ativos em ETF ultrapassaram pela primeira vez a marca dos 2 biliões de dólares. Mais de metade destas entradas vieram de ETFs de ações dos EUA, que conseguiram atrair 75,9 mil milhões de euros em novos investimentos até novembro de 2024 O investimento comunica. As empresas tecnológicas dominantes nos EUA, incluindo a Apple e a Google, continuam a sua tendência ascendente, beneficiando do boom contínuo da IA, enquanto os ETF ativos que oferecem retornos excessivos a custos mais baixos também estão a ganhar força.