National Grid surpreende com salto nos lucros: 12% a mais em um ano!
A National Grid relatou um aumento de 12% nos lucros em 15 de maio de 2025, apesar de um declínio nas receitas. Os analistas elogiam a perspectiva positiva.
National Grid surpreende com salto nos lucros: 12% a mais em um ano!
A operadora de rede britânica National Grid obteve um lucro operacional de 5,36 mil milhões de libras (cerca de 6,36 mil milhões de euros) no último exercício financeiro de 2024/25, o que corresponde a um aumento de 12% face ao ano anterior. Este relatório finanças.net. A empresa superou assim significativamente as expectativas dos analistas. Os principais impulsionadores do crescimento foram os negócios regulados, nomeadamente na área do transporte de eletricidade em Nova Iorque e no mercado doméstico britânico.
No geral, a National Grid viu a receita cair 7%, para £ 18,4 bilhões. Apesar da queda nas vendas, o lucro líquido subiu para 2,9 mil milhões de libras, após 2,3 mil milhões no ano anterior. O analista da Jefferies, Ahmed Farman, foi positivo em relação aos resultados e destacou as perspectivas de lucros para o exercício financeiro de 2025/26.
Investimentos e desenvolvimento de mercado
Para os próximos anos, a National Grid está a planear investimentos estratégicos de cerca de £60 mil milhões até ao final de Março de 2029. Investimentos recordes de quase £10 mil milhões já foram feitos no último ano financeiro, um aumento de 20% em comparação com o ano anterior. Esses investimentos são essenciais para apoiar as necessidades de infraestrutura e os objetivos de crescimento da empresa.
No entanto, a National Grid também enfrenta desafios. Houve um ajuste de valor de cerca de £ 300 milhões em uma joint venture de energia eólica offshore devido a incertezas no mercado. No entanto, o impacto destes desafios foi mitigado pelo crescimento global da empresa. As ações da National Grid subiram 1,9% após a divulgação dos lucros, sendo negociadas a 1.040 pence no início do pregão, um aumento de 2,4%, de acordo com o Semana de Investimento relatado.
Os resultados trimestrais positivos da Engie, outra empresa de energia, também ajudaram a apoiar o índice do setor europeu, que subiu 0,8%. No entanto, as perdas na RWE estão a atenuar a euforia geral na indústria.