Novos aumentos de impostos sobre a propriedade para residências unifamiliares estão se aproximando: especialistas financeiros alertam para encargos crescentes a partir de 2025.
De acordo com um relatório de www.nw.de, a planeada reforma do imposto sobre a propriedade na Alemanha permanece controversa. O novo modelo de cálculo poderá levar a aumentos significativos de impostos para os proprietários privados. De acordo com o Gabinete de Finanças de Bielefeld, os proprietários de casas unifamiliares podem esperar um aumento médio do imposto sobre a propriedade de 25%, enquanto os proprietários de casas com duas famílias podem esperar um aumento de 17%. Por outro lado, as propriedades comerciais e as propriedades de uso misto poderiam ser aliviadas em 55 e 32 por cento, respectivamente. O imposto sobre a propriedade é composto por três fatores. O primeiro fator é o valor do IPTU, que pretende substituir o antigo valor padrão. Todos os proprietários devem apresentar uma declaração de imposto predial até 31 de janeiro de 2023 para determinar o valor do imposto predial...

Novos aumentos de impostos sobre a propriedade para residências unifamiliares estão se aproximando: especialistas financeiros alertam para encargos crescentes a partir de 2025.
De acordo com um relatório de www.nw.de, a planeada reforma do imposto sobre a propriedade na Alemanha permanece controversa. O novo modelo de cálculo poderá levar a aumentos significativos de impostos para os proprietários privados. De acordo com o Gabinete de Finanças de Bielefeld, os proprietários de casas unifamiliares podem esperar um aumento médio do imposto sobre a propriedade de 25%, enquanto os proprietários de casas com duas famílias podem esperar um aumento de 17%. Por outro lado, as propriedades comerciais e as propriedades de uso misto poderiam ser aliviadas em 55 e 32 por cento, respectivamente.
O imposto sobre a propriedade é composto por três fatores. O primeiro fator é o valor do IPTU, que pretende substituir o antigo valor padrão. Todos os proprietários devem apresentar uma declaração de imposto sobre a propriedade até 31 de janeiro de 2023 para determinar o valor do imposto sobre a propriedade. O segundo factor é o valor do imposto predial, que no futuro na Renânia do Norte-Vestefália deverá ser de 0,31 por mil para imóveis residenciais e de 0,34 por mil para imóveis não residenciais.
O terceiro fator é a taxa de avaliação, que é definida pelas cidades e municípios. A taxa de avaliação do imposto predial B em Bielefeld é atualmente de 660 por cento, em Paderborn é de 479 por cento e em Verl é de 170 por cento. As novas taxas de incidência ainda não são conhecidas e serão calculadas pelo Fisco. Contudo, o resultado preliminar em Bielefeld sugere que a taxa de avaliação teria de ser aumentada de 660 para 762 por cento.
Um pedido dirigido a várias cidades do OWL e ao Ministério das Finanças do Estado da Renânia do Norte-Vestefália revelou que atualmente não estão disponíveis informações concretas sobre a carga fiscal prevista sobre a propriedade e possíveis correções. Os efeitos da reforma do imposto sobre a propriedade só poderão, portanto, ser determinados depois de os municípios terem definido as novas taxas de avaliação.
No entanto, os especialistas em finanças municipais confirmaram a tendência de que os imóveis residenciais possam estar sujeitos a maiores pressões no futuro do que antes, especialmente as habitações unifamiliares e bifamiliares. Os imóveis em áreas residenciais chiques ou centrais aumentaram significativamente de valor nos últimos anos, enquanto os negócios comerciais se mudaram cada vez mais para a periferia da cidade, onde os preços dos imóveis são mais baixos. Isso poderia resultar em uma transferência da carga para os proprietários.
A reforma do imposto sobre a propriedade na Saxónia difere do modelo na Renânia do Norte-Vestefália, a fim de evitar tal mudança. Lá, estima-se um valor maior para imóveis residenciais do que para imóveis comerciais.
Resta saber como é que a reforma do imposto sobre a propriedade irá realmente afectar o mercado e o sector financeiro. Existe a possibilidade de os proprietários privados serem adicionalmente onerados pelo aumento do imposto sobre a propriedade, o que poderá ter um impacto negativo nos preços dos imóveis. As propriedades comerciais e de uso misto, por outro lado, poderiam se beneficiar do alívio. Isto poderá levar a mudanças no mercado imobiliário, especialmente nas áreas metropolitanas onde os preços dos terrenos já são elevados.
Leia o artigo fonte em www.nw.de