Neumann torna-se o novo Inspetor Geral da Força Aérea: promovido a Tenente General!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Major General Holger Neumann se tornará o novo Inspetor da Força Aérea em 28 de maio de 2025, substituindo o Tenente General Gerhartz.

Neumann torna-se o novo Inspetor Geral da Força Aérea: promovido a Tenente General!

O Major General Holger Neumann torna-se o novo Inspetor da Força Aérea. Esta decisão foi anunciada em 28 de maio de 2025 e marca a mudança do Tenente General Ingo Gerhartz, que no futuro chefiará o Comando da Força Conjunta Aliada em Brunssum. Neumann, que será promovido a tenente-general, é o favorito para o cargo há várias semanas e traz consigo uma vasta experiência militar.

O homem de 56 anos foi anteriormente responsável como comandante das Unidades Voadoras da Força Aérea. Neste cargo, que ocupa desde setembro de 2022, lidera cerca de 14 mil militares. Neumann já havia chefiado o comando da Luftwaffe em Berlim durante três anos, onde tinha responsabilidade considerável na gestão da Força Aérea.

Carreira militar e conquistas

Holger Neumann iniciou sua carreira militar em 1988 como recruta militar no Batalhão de Pára-quedistas 253. Ele completou extenso treinamento como piloto e tem mais de 2.800 horas de vôo em vários tipos de aeronaves. Também adquiriu experiência internacional como oficial de estado-maior e vice-comodoro em Mazar-e Sharif, o que sublinha as suas qualificações para a nova função.

Neumann assume o cargo num momento em que a Força Aérea precisa superar inúmeros desafios. Seu antecessor, o Tenente General Ingo Gerhartz, foi inspetor por mais de sete anos e durante esse período iniciou exercícios importantes como o Air Defender e a participação no Desdobramento Indo-Pacífico. Gerhartz também foi criticado no contexto de um caso de escuta telefônica em fevereiro de 2024, mas só recebeu uma multa disciplinar do ministro da Defesa, Boris Pistorius, e foi promovido a general.

Desafios e objetivos futuros

Em sua nova função, Neumann influenciará significativamente a direção estratégica da Força Aérea e será responsável pelo seu desenvolvimento futuro. Dada a situação dinâmica da política de segurança na Europa, as suas qualidades de liderança e experiência são de grande importância. A aposta nas operações operacionais e na cooperação internacional desempenhará certamente um papel central.

As decisões estratégicas que Neumann tomará como inspector também poderão influenciar o futuro papel da Força Aérea na OTAN, particularmente no quadro da arquitectura de segurança europeia. O Comando da Força Conjunta Aliada em Brunssum continuará a desempenhar um papel fundamental nas operações da OTAN sob o comando de Gerhartz.

Mais informações sobre Holger Neumann e sua nomeação também estão disponíveis no site do Ministério Federal da Defesa. [Autoridades Spiegel] relata que a Luftwaffe poderia potencialmente inaugurar uma nova era sob sua liderança, enquanto [BMVg] examina detalhadamente a carreira pessoal de Neumann.