Austríacos felizes mas preocupados: preocupações com dinheiro e receios quanto ao futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um inquérito revela as preocupações financeiras dos austríacos e a sua satisfação com o nível de vida e a pensões de reforma.

Austríacos felizes mas preocupados: preocupações com dinheiro e receios quanto ao futuro!

Uma pesquisa recente realizada pela Marketagent.com mostra o humor geral dos austríacos em termos de satisfação. Foram entrevistadas 5.567 pessoas com idades entre 14 e 99 anos e os resultados destacam aspectos positivos e preocupantes da satisfação com a vida. Segundo o relatório, 24,2% dos entrevistados sentem-se “muito” satisfeitos, enquanto 42,7% dizem estar “um pouco” satisfeitos. Mesmo que a satisfação média na Áustria, com um valor de 2,2, seja ainda melhor do que na Suíça (2,3) e na Alemanha (2,5), numerosos desafios são evidentes.

Um tema central da pesquisa é a satisfação financeira. Apenas 46,5% dos participantes afirmaram estar “muito” ou “um pouco” satisfeitos com a sua situação financeira. Há uma preocupação especial com a inflação. 72,8% dos entrevistados estão preocupados com a inflação. A taxa de inflação na Áustria foi em média de 2,9% em 2024, e também oscilou entre 3,0% e 3,2% nos primeiros cinco meses de 2025. Estas condições económicas contribuem para a insegurança de muitos austríacos.

Cidadãos preocupados e problemas sociais

Além das preocupações financeiras, o inquérito mostra que 69,4% dos austríacos sentem-se preocupados com o aumento da violência e da criminalidade. As estatísticas de criminalidade policial relativas a 2024 apresentam 534.193 denúncias, o que corresponde a um aumento de 1,2% face ao ano anterior. Dessas denúncias, 86.205 são casos de crimes violentos, também um aumento de 1,0%.

Os receios sobre o nível de vida e a segurança financeira na velhice preocupam 58,5% dos inquiridos. Da mesma forma, 57,7% preocupam-se com o declínio do rendimento e a perda de prosperidade. Apesar destas preocupações, 74,2% dos austríacos consideram-se optimistas, sendo 24,3% “definitivamente” optimistas e 49,9% “algo” optimistas. Em contrapartida, 21,5% expressaram opiniões pessimistas sobre o futuro.

Perspectivas futuras e satisfação com a vida

Os resultados da pesquisa também refletem como as pessoas veem o seu futuro pessoal. 12,8% vêem as suas perspectivas como “muito positivas”, enquanto 44,4% as classificam como “um pouco positivas”. No entanto, 3,5% têm uma visão “muito negativa” e 7,4% têm uma visão “um pouco negativa” do futuro. 31,9% dos entrevistados afirmaram ter uma opinião “parcial, parcial” sobre as suas expectativas para o futuro.

Para mais detalhes sobre os resultados da pesquisa e satisfação com a vida na velhice, os interessados ​​podem consultar um relatório completo no site Diário de Seguros e GDV ver.