Aumento de casos de cuidados de enfermagem: necessidade urgente de ação até 2025

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aumento chocante de casos de enfermagem na Alemanha: Especialistas alertam para uma possível nova tendência e pedem medidas políticas. Detalhes aqui!

Schockierende Zunahme von Pflegefällen in Deutschland: Experten warnen vor möglichem neuen Trend und drängen auf politische Maßnahmen. Details hier!
Aumento chocante de casos de enfermagem na Alemanha: Especialistas alertam para uma possível nova tendência e pedem medidas políticas. Detalhes aqui!

Aumento de casos de cuidados de enfermagem: necessidade urgente de ação até 2025

A associação guarda-chuva das seguradoras legais de saúde (GKV) registrou um aumento significativo nos casos de assistência no ano passado. Enquanto nos anos anteriores o número de pessoas que necessitam de cuidados aumentou cerca de 326 mil casos por ano, em 2023 notou-se subitamente um aumento de 361 mil casos, o que corresponde a um aumento de onze por cento. A causa exata deste aumento ainda não é totalmente compreendida. Uma possível explicação poderia ser que, devido à pandemia, muitos idosos só tiveram a coragem de permitir que os examinadores do serviço médico entrassem tarde em suas casas.

Especula-se que este poderia ser um efeito de recuperação único. No entanto, se este aumento se revelar uma nova tendência, a situação dos cuidados poderá tornar-se significativamente mais crítica no futuro. O vice-presidente da GKV, Gernot Kiefer, enfatiza que o aumento desta dinâmica não continuará indefinidamente. Espera-se que a curva se achate a partir da segunda metade da década de 2030, à medida que a geração baby boomer atinge o seu pico de necessidades de cuidados.

Segundo Kiefer, é necessária acção política para garantir o financiamento dos cuidados de saúde a longo prazo. Uma alternativa possível ao aumento contínuo das contribuições seria o próprio Estado cobrir alguns serviços que são actualmente cobertos pelo seguro de cuidados de longa duração. Um estudo publicado recentemente indica que é provável um novo ajustamento das contribuições para cuidados, a fim de garantir a viabilidade financeira do seguro de cuidados, tendo em conta o número crescente de pessoas que necessitam de cuidados na Alemanha.

No ano passado, foi aprovada uma reforma para estabilizar o seguro de cuidados de longa duração. Embora as finanças devam ser garantidas até 2025, poderá ser necessário um ajustamento das taxas de contribuição já no próximo ano. Com a reforma, a contribuição para quem não tem filhos aumentou para 4 por cento, enquanto os contribuintes com um filho pagam 3,4 por cento e os empregadores pagam 1,7 por cento. A contribuição diminui à medida que aumenta o número de filhos de um contribuinte.