Preços disparados: como os alemães estão sofrendo com a inflação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A inflação na Alemanha aumentou acentuadamente desde 2021. O que isto significa para o poder de compra e os salários em 2025?

Preços disparados: como os alemães estão sofrendo com a inflação!

Desde 2021, os preços dos alimentos e serviços na Alemanha aumentaram acentuadamente. Embora a manteiga muitas vezes custe três euros e duas bolas de sorvete exijam pelo menos quatro euros, você precisa de um orçamento de mais de sete euros para um kebab. Estes aumentos de preços fazem parte de um fenómeno de inflação mais amplo que atingiu um pico de 8,8 por cento em Outubro e Novembro de 2022. Globalmente, os preços aumentaram quase 20 por cento desde 2021, o que tem um impacto significativo nas carteiras dos consumidores.

No entanto, os inquéritos mostram que muitas pessoas, especialmente as que têm baixos rendimentos e os apoiantes de partidos políticos marginais, sobrestimam frequentemente a inflação. Em 2024, 15,3 por cento dos inquiridos afirmaram esperar que a inflação fosse de 15,3 por cento, enquanto o valor real era de apenas 2,2 por cento. Apesar desta discrepância, houve um aumento de 24 por cento no salário líquido desde 2021, compensando parcialmente o impacto da inflação.

Desenvolvimento de salários e custo de vida

O salário mínimo geral foi aumentado de 9,82 euros para 12 euros em 2022, o que representa um aumento de 30 por cento. Estas medidas beneficiam principalmente os trabalhadores com baixos rendimentos, que são desproporcionalmente afetados pelo aumento dos preços. As famílias com um rendimento líquido entre 2.000 e 2.600 euros, em particular, registaram a taxa de inflação mais elevada, de 19,3 por cento. Em contraste, as pessoas que vivem sozinhas e com um rendimento líquido elevado superior a 5.000 euros tiveram a taxa de inflação mais baixa, de 17,1 por cento.

Apesar dos elevados aumentos salariais, a realidade continua sombria para muitos trabalhadores. Não houve aumentos dos salários reais nos últimos cinco anos e as previsões para 2025 indicam possíveis descidas dos salários reais devido ao aumento das contribuições para a segurança social. O índice de salários reais, que mede a evolução dos rendimentos em comparação com a evolução dos preços, ilustra este problema. Uma taxa de variação positiva significa que os rendimentos aumentaram mais do que os preços no consumidor; uma taxa de variação negativa indica o oposto.

Análise do poder de compra

O índice de salários nominais, que regista a variação dos rendimentos mensais brutos médios, e o índice de preços no consumidor, que documenta as variações de preços, desempenham um papel crucial no cálculo do índice de salários reais. A fórmula para o cálculo é: Índice de salários reais = índice de salários nominais / índice de preços ao consumidor * 100. Com este cálculo, os analistas podem compreender a perda de poder de compra dos trabalhadores na Alemanha, especialmente em tempos de aumento do custo de vida.

A extensa investigação e os vários dados disponíveis ilustram como os aumentos de preços e as tendências salariais interagem e qual o impacto que têm no consumidor médio. Embora a economia apresente alguns desenvolvimentos positivos, o desafio continua a ser estabilizar o custo de vida e garantir o poder de compra real dos cidadãos.