Raid in Long An: Polícia descobre 25 toneladas de leite em pó falso!
Em 24 de maio de 2025, a polícia de Long An descobriu 25 toneladas de leite em pó falsificado. Outras investigações estão em andamento.
Raid in Long An: Polícia descobre 25 toneladas de leite em pó falso!
Em uma operação significativa, a Polícia Provincial de Long An confiscou quase 25 toneladas de leite em pó suspeito de ser falsificado em 24 de maio de 2025. A descoberta foi feita durante uma busca em 23 de maio, por volta das 13h. no município de Tan Lan, distrito de Can Duoc. Os policiais encontraram inúmeras caixas de produtos com sinais suspeitos em uma casa pertencente a um homem do distrito de Binh Tan, na cidade de Ho Chi Minh.
A pesquisa descobriu mais de 11.800 latas de leite em pó em mais de 960 caixas, que deveriam ser vendidas sob marcas como Z1000 Gold+, Sanaki Grow IQ Plus (Sun) e Gold 1+. Dado que o proprietário não conseguiu apresentar faturas ou documentos relevantes que comprovassem a origem das mercadorias, os produtos foram temporariamente confiscados. As autoridades elaboraram um protocolo e anunciaram novas verificações e investigações para esclarecer as disposições legais.
O desafio dos produtos inseguros
As estratégias de marketing documentadas dos fabricantes incluem publicidade online não regulamentada, redes de consultoria patrocinadas e distribuição de brindes. Estes esforços de marketing podem levar a uma escolha de fórmula em vez de promover a amamentação. O que é particularmente alarmante é que 84% das mulheres entrevistadas no Reino Unido e até 92% no Vietname estão expostas a estas mensagens publicitárias.
A influência da publicidade nas taxas de amamentação
As mensagens publicitárias são muitas vezes enganosas e cientificamente infundadas, o que prejudica a confiança na capacidade de amamentar. Apenas 44% dos bebés com menos de seis meses de idade em todo o mundo são amamentados exclusivamente, enquanto as vendas de fórmulas infantis mais do que duplicaram nas últimas duas décadas. Isto representa uma séria ameaça à saúde de mães e crianças. A amamentação é considerada a primeira “vacinação” para os bebés, pois proporciona protecção contra a desnutrição e reduz os riscos futuros para a saúde das mulheres.
A OMS, a UNICEF e os parceiros apelam aos governos e à indústria da alimentação infantil para que acabem com o marketing agressivo e implementem o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. Isto inclui medidas como a adoção e aplicação de leis rigorosas contra a publicidade do leite em pó e o investimento no apoio à amamentação.
Os actuais incidentes em Long An esclarecem a necessidade de controlos mais rigorosos no manuseamento de produtos que são cruciais para a saúde dos bebés e das crianças pequenas e realçam a importância de garantir a protecção deste grupo-alvo vulnerável.