Reforma da tributação das pensões: o que vai mudar? A dupla tributação será abolida e a carga fiscal sobre os reformados diminuirá.
De acordo com um relatório de www.infranken.de, o governo alemão dos semáforos está a planear reformar o sistema de pensões, a fim de abolir a dupla tributação das pensões. O problema actual é que tanto as contribuições para os seguros como as pensões são tributadas na Alemanha. Em alguns casos, isto pode resultar em dupla tributação. Esta injustiça deverá ser remediada com a reforma planeada. A dupla tributação ocorre quando a pensão tributável é superior às contribuições para o seguro de pensões deduzidas durante a vida activa. Isto ocorre porque a proporção da pensão tributável aumenta ano após ano, enquanto, ao mesmo tempo, as contribuições dedutíveis do seguro de pensão diminuem. A reforma do sistema de pensões deverá...

Reforma da tributação das pensões: o que vai mudar? A dupla tributação será abolida e a carga fiscal sobre os reformados diminuirá.
De acordo com um relatório de www.infranken.de, o governo alemão dos semáforos está a planear reformar o sistema de pensões, a fim de abolir a dupla tributação das pensões. O problema actual é que tanto as contribuições para os seguros como as pensões são tributadas na Alemanha. Em alguns casos, isto pode resultar em dupla tributação. Esta injustiça deverá ser remediada com a reforma planeada.
A dupla tributação ocorre quando a pensão tributável é superior às contribuições para o seguro de pensões deduzidas durante a vida activa. Isto ocorre porque a proporção da pensão tributável aumenta ano após ano, enquanto, ao mesmo tempo, as contribuições dedutíveis do seguro de pensão diminuem. A reforma do sistema de pensões pretende abolir a dupla tributação a partir de 2023.
De acordo com o projecto de lei da Lei de Oportunidades de Crescimento, a tributação das pensões deixará de aumentar um ponto percentual anualmente no futuro, mas apenas meio ponto percentual. Isto significa que a tributação de 100% das pensões será adiada até 2058. Ao mesmo tempo, a dedutibilidade fiscal das contribuições para pensões será aumentada. A partir de 2023, até 100% das contribuições deverão ser dedutíveis.
O impacto desta reforma na situação fiscal dos pensionistas é positivo. A maioria dos pensionistas não é afectada pela dupla tributação, mas mesmo estes casos deverão ser eliminados pelo novo regulamento. Isto reduz a carga fiscal para os pensionistas e a parte da pensão que deve ser tributada muda gradualmente. Se se reformarem em 2040, os pensionistas só terão de pagar impostos sobre 91 por cento em vez de 100 por cento da sua pensão.
A alteração prevista na lei também oferece vantagens fiscais aos pensionistas. A partir de 1º de janeiro de 2023, as contribuições previdenciárias poderão ser 100% dedutíveis. A redução fiscal individual depende da taxa de imposto e do montante das contribuições para pensões.
Para se aposentar financeiramente seguro, é necessário um planejamento de aposentadoria sólido. Você deve começar com sua renda atual e calcular qual será provavelmente sua última renda antes de se aposentar. Com base nisso, você pode determinar suas necessidades financeiras na aposentadoria e criar planos de poupança e investimento adequados.
Para os reformados que necessitam de apoio, estão disponíveis centros de aconselhamento como o Seguro de Pensões Alemão ou a Associação Social da Alemanha. Também é possível solicitar ajuda financeira sob a forma de segurança básica se a pensão não for suficiente.
A reforma das pensões planeada para 2023 prevê abolir a dupla tributação das pensões e melhorar a situação fiscal dos pensionistas. As contribuições para pensões podem ser deduzidas integralmente a partir de 2023. Isto reduz a carga fiscal dos pensionistas e aumenta a parte isenta de impostos da pensão. Isto leva a uma pensão líquida mais elevada para os pensionistas. Um bom planejamento da aposentadoria é importante para se aposentar financeiramente seguro.
Leia o artigo fonte em www.infranken.de