Diferenças regionais nas licenças médicas na Alemanha
Descubra os estados federais com as maiores taxas de doença na Alemanha! As análises mostram diferenças regionais e mostram que a Saxónia-Anhalt e o Sarre estão no topo. Saiba mais sobre os efeitos no mundo do trabalho e as causas mais comuns de licenças médicas.

Diferenças regionais nas licenças médicas na Alemanha
Existem grandes diferenças regionais nas taxas de doença na Alemanha, como mostra uma avaliação atual da companhia de seguros de saúde DAK-Gesundheit para o primeiro trimestre de 2024 de 2,2 milhões de pessoas seguradas. Em média, 5,8% dos trabalhadores na Alemanha faltam ao trabalho todos os dias devido a doença. No entanto, em alguns estados federais a taxa é significativamente mais elevada.
A Saxónia-Anhalt e o Sarre lideram a lista com 6,8 por cento cada, o que significa que todos os trabalhadores destes países já faltaram em média mais de seis dias nos primeiros três meses do ano. A Turíngia e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental seguem em terceiro lugar, com 6,7% cada. Na Baviera e em Baden-Württemberg, no sul da república, contudo, a taxa de doença é de apenas 5,1%, bem abaixo da média.
Entre janeiro e março de 2024, mais de um terço (38 por cento) dos trabalhadores na Alemanha estiveram ausentes pelo menos uma vez por motivo de doença. Isto significa que, em média, 58 em cada 1000 funcionários estiveram ausentes num determinado dia. Andreas Storm, chefe da companhia de seguros de saúde, alerta que, apesar das altas taxas de inadimplência, não há nada de tudo certo à vista no primeiro trimestre de 2024. A esperada inversão de tendência ainda não se materializou.
Os motivos para licenças médicas são muitos, sendo que um bom quarto dos dias perdidos é devido a resfriados e outras doenças respiratórias. Os distúrbios músculo-esqueléticos e as doenças mentais também desempenham um papel significativo nas licenças por doença. Dores nas costas e problemas psicológicos causaram até dias de afastamento um pouco maiores por 100 segurados no primeiro trimestre de 2024 em relação ao ano anterior.