Número recorde de fundações: as menores lutam pela sobrevivência!
O número de fundações de caridade na Alemanha está a aumentar, mas muitas lutam pela sobrevivência. Desafios e reformas são destacados.
Número recorde de fundações: as menores lutam pela sobrevivência!
Os altos e baixos das pequenas fundações de caridade na Alemanha atingiram um ponto crucial nos últimos anos. Hoje, 16 de agosto de 2025, diversas análises dão conta da situação geral destas fundações, que atingiram um máximo histórico na Alemanha. Nove em cada dez destas instituições não têm fins lucrativos, tal como a fundação de Vanessa Weber, que ela criou há cinco anos com uma base de 50 mil euros. Mas a realidade é sombria para muitas destas fundações mais pequenas. No ano passado, Weber teve de pagar 2.500 euros do seu próprio bolso para despesas administrativas e está insatisfeita com a qualidade do aconselhamento na criação da sua fundação.
Felix Oldenburg, ex-secretário-geral da Associação Federal de Fundações Alemãs, enfatiza que muitas pequenas fundações estão inativas. Isto também se reflecte no número preocupante de que cerca de 80 por cento das fundações têm uma base inferior a um milhão de euros, o que limita significativamente a sua capacidade de acção. Embora os bancos beneficiem destas fundações, a realidade das próprias fundações é muitas vezes diferente. Os retornos dos ativos da fundação são frequentemente inferiores aos dos investimentos regulares. Além disso, as fundações geralmente têm de escolher estratégias de investimento conservadoras para garantir a preservação do capital.
Nova lei de fundação e desenvolvimentos futuros
No entanto, a situação poderá mudar em breve. Um registo nacional de fundações será introduzido a partir de 2026, enquanto as alterações à lei de fundações entraram em vigor em 2023, a fim de criar regulamentos uniformes. Estas alterações permitem a dissolução das fundações em determinadas circunstâncias e facilitam a alteração dos estatutos. Mas, apesar deste progresso, continua a ser problemático porque as fundações não têm de divulgar as suas finanças - apenas a autoridade supervisora da fundação e a administração fiscal têm acesso às demonstrações financeiras.
Oldenburg recomenda que os jovens fundadores utilizem activos em vez de dinheiro para criar fundações para superar desafios financeiros. Weber lamenta agora a sua decisão de fundar a fundação e planeia compensar os défices de forma privada, o que ilustra dramaticamente a situação precária das pequenas fundações.
O mundo dos jogos e sua flutuação
Curiosamente, o jogo não é censurado, o que pode torná-lo atraente para um público mais vasto. A versão 1.00 também é Steam Cracked, o que representa uma dimensão interessante no contexto da distribuição de jogos digitais.