Pensões e impostos: Quanto é que a pensão é isenta de impostos e quando é que os pensionistas têm de pagar impostos?
De acordo com um relatório de www.t-online.de, explica quanto da pensão pode ser retirada sem impostos e quais fatores desempenham um papel. Existem diferenças entre solteiros e casais casados. O subsídio base para solteiros é de 10.908 euros (2024: 11.784 euros). Isto significa que os rendimentos de pensões são isentos de impostos até este montante. O valor excedente será tributado. Os casais casados têm um subsídio básico duplo de 21.816 euros (2024: 23.568 euros). A pensão tributável é calculada com base no subsídio de pensão, que diminui anualmente e deixará de ser aplicável a partir de 2040. Um exemplo ilustra o cálculo: Um único pensionista com uma pensão anual bruta de 12.000 euros tem um subsídio de pensão...

Pensões e impostos: Quanto é que a pensão é isenta de impostos e quando é que os pensionistas têm de pagar impostos?
De acordo com um relatório de www.t-online.de, explica quanto da pensão pode ser retirada sem impostos e quais fatores desempenham um papel. Existem diferenças entre solteiros e casais casados.
O subsídio base para solteiros é de 10.908 euros (2024: 11.784 euros). Isto significa que os rendimentos de pensões são isentos de impostos até este montante. O valor excedente será tributado. Os casais casados têm um subsídio básico duplo de 21.816 euros (2024: 23.568 euros). A pensão tributável é calculada com base no subsídio de pensão, que diminui anualmente e deixará de ser aplicável a partir de 2040.
Um exemplo ilustra o cálculo: Um único pensionista com uma pensão anual bruta de 12.000 euros tem um subsídio de pensão de 2.040 euros. A pensão tributável é, portanto, de 9.960 euros. Quando se reformar, em 2023, teria de receber pelo menos 13.140 euros de pensão para ultrapassar o limite de isenção de impostos.
Como profissional financeiro, é importante ressaltar que o aposentado deve verificar seu passivo tributário e apresentar declaração de imposto de renda, se necessário. Outros rendimentos, como rendimentos de aluguer ou ganhos de capital, também podem ser tributáveis. Para minimizar a carga fiscal, é aconselhável procurar aconselhamento fiscal bem antes da reforma e utilizar produtos de investimento com privilégios fiscais.
Com as alterações demográficas em curso e o número crescente de reformados, a carga fiscal na reforma poderá tornar-se uma questão importante no setor financeiro. Os investimentos em produtos de pensões com otimização fiscal e na otimização fiscal poderão tornar-se mais importantes.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de