Pensões 2024: Aumento para pensionistas por invalidez e perspetiva de aumento geral
Segundo reportagem de www.fr.de, o Ano Novo de 2024 está se aproximando e há notícias positivas para os aposentados. Os pensionistas por invalidez receberão certamente mais dinheiro, mas os pensionistas de velhice também poderão esperar um aumento significativo nos seus salários. Nos últimos dez anos, os salários dos pensionistas com capacidade de ganho reduzida já registaram um aumento considerável. Aumentaram quase 60 por cento, para uma média de 1.065 euros por mês. Em comparação, a pensão média bruta por invalidez em 2013 era de apenas 678 euros por mês. Uma das razões para este aumento, além dos reajustes anuais das pensões, é a extensão do período de atribuição desde 2014. Este foi prorrogado várias vezes...

Pensões 2024: Aumento para pensionistas por invalidez e perspetiva de aumento geral
Segundo reportagem de www.fr.de, o Ano Novo de 2024 está se aproximando e há notícias positivas para os aposentados. Os pensionistas por invalidez receberão certamente mais dinheiro, mas os pensionistas de velhice também poderão esperar um aumento significativo nos seus salários.
Nos últimos dez anos, os salários dos pensionistas com capacidade de ganho reduzida já registaram um aumento considerável. Aumentaram quase 60 por cento, para uma média de 1.065 euros por mês. Em comparação, a pensão média bruta por invalidez em 2013 era de apenas 678 euros por mês.
Uma das razões para este aumento, para além dos ajustamentos anuais das pensões, é a extensão do período de elegibilidade desde 2014. Este foi prorrogado várias vezes e agora aplica-se até à idade normal de reforma de 65 anos e 8 meses, fixada em 2018. Como resultado, as pessoas com capacidade de ganho reduzida que recebem uma pensão pela primeira vez são tratadas como se tivessem continuado a trabalhar com o seu rendimento médio anterior até atingirem a idade normal de reforma. Além disso, as reduções no rendimento nos últimos quatro anos antes da redução na capacidade de ganho já não têm um efeito redutor das pensões.
No entanto, um grupo de pensionistas com capacidade de ganho reduzida está em desvantagem há muito tempo. Trata-se de pessoas com deficiência de longa duração que têm um período de seguro significativamente mais curto e, portanto, recebem significativamente menos dinheiro. Mas este grupo agora também pode contar com um suplemento mensal. Para receber o complemento, o recebimento da pensão por invalidez deve ter começado entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2018 e deve ter sido recebido de forma contínua até 30 de junho de 2024. As pensões de velhice que estão diretamente vinculadas à pensão por invalidez também recebem o valor adicional. Segundo o Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais (BMAS), cerca de três milhões de pensionistas receberão o complemento.
O valor do complemento depende do período de reforma. Se a pensão começar entre 1 de janeiro de 2001 e 30 de junho de 2014, o adicional é de 7,5 por cento da pensão em 30 de junho de 2024. Se a pensão começar entre 1 de julho de 2014 e 31 de dezembro de 2018, o adicional é de 4,5 por cento da pensão em 30 de junho de 2024. Em média, o adicional provoca um aumento de 70 euros Início da pensão até 30 de junho de 2014 e 40 euros se a pensão começar após esta data.
Mas todos os outros pensionistas também poderiam esperar um aumento nos seus salários no novo ano. Os economistas esperam que as pensões aumentem 5,5 ou 6 por cento. O ajustamento das pensões depende da evolução salarial na Alemanha. Quando os salários aumentam, as pensões também aumentam. No segundo trimestre de 2023, o índice de salários nominais foi de 6,6 por cento, no primeiro trimestre foi de 5,6 por cento. Com aumentos tarifários em muitas indústrias, esta tendência deverá continuar no segundo semestre do ano.
Espera-se, portanto, que o aumento das pensões em 2024 tenha um impacto positivo no mercado. Os reformados poderiam ter mais poder de compra, o que poderia levar a um aumento do consumo. Isto poderia, por sua vez, fortalecer o setor retalhista. Além disso, o aumento das pensões poderá levar a um aumento do consumo relacionado com a poupança, uma vez que os reformados poderão ter mais dinheiro para investir.
Fonte: De acordo com relatório da www.fr.de
Leia o artigo fonte em www.fr.de