Pedido de pensão: como evitar preocupações financeiras
Saiba como os novos aposentados podem se preparar para a aposentadoria. Colmatar as lacunas nas pensões em tempo útil e evitar a “síndrome da mesa vazia”. Dicas de especialistas para um início bem-sucedido na nova fase da sua vida.

Pedido de pensão: como evitar preocupações financeiras
Por fim, aposentadoria – a aposentadoria marca uma nova fase na vida de muitos colaboradores. Até 2036, a geração do baby boom com a maior taxa de natalidade deverá enviar 12,9 milhões de trabalhadores para a reforma. Embora muitos Boomers anseiam por sair do mercado de trabalho, podem surgir crises inesperadas.
Preparar o seu pedido de pensão em tempo hábil é crucial para evitar preocupações financeiras. O pedido de pensão legal deve ser apresentado atempadamente e inclui alguns documentos exigidos. O processamento pode levar várias semanas, por isso a solicitação deve ser recebida pelo menos três meses antes da data de pagamento desejada.
Para receber uma pensão mais elevada, todos os documentos exigidos devem ser apresentados na íntegra. Com o esclarecimento das contas, é possível colmatar lacunas nos anos de contribuição, o que pode ter um efeito positivo no valor da pensão. É aconselhável verificar o valor do aviso previdenciário após recebê-lo, pois podem ocorrer erros que podem ter consequências financeiras.
Para muitos novos reformados, a transição para a reforma pode ser acompanhada por uma sensação de vazio. O trabalho muitas vezes tem não apenas uma função social, mas também uma função formadora de identidade na vida. É recomendável que você trate do assunto anos antes de se aposentar para evitar crises existenciais. Construir relações sociais profundas e voluntariado pode ajudar a superar a síndrome da mesa vazia.