Direitos de pensão: por que algumas faixas etárias recebem menos dinheiro
Quais faixas etárias na Alemanha recebem os valores de pensão mais baixos? Descubra por que algumas gerações recebem menos dinheiro na aposentadoria e quais fatores influenciam o valor da pensão.

Direitos de pensão: por que algumas faixas etárias recebem menos dinheiro
O montante da pensão que uma pessoa recebe na reforma varia individualmente e baseia-se em vários factores. Identificar os grupos etários com as pensões mais baixas é, portanto, difícil porque os direitos de pensão dependem, entre outras coisas, dos anos de contribuição, do rendimento médio durante a vida activa e do ano de nascimento. Algumas coortes de nascimento na Alemanha recebem menos dinheiro à medida que envelhecem, o que se deve a vários factores de influência.
O direito à pensão individual é criado tendo em conta vários aspectos como o número de anos de contribuições, o rendimento médio durante a vida activa, o tipo de acesso à pensão e o número de filhos. Um rendimento médio mais elevado e mais anos de contribuições permitem mais pontos de ganhos, que por sua vez determinam o montante da pensão. No entanto, também existem deduções à pensão, o que pode, em última análise, levar a pagamentos mais baixos.
Os nascidos antes de 1947 têm frequentemente rendimentos médios mais baixos e, como resultado, recebem pensões mais baixas. Em contrapartida, os nascidos nas décadas de 1950 e 1960 beneficiam de um crescimento económico a longo prazo, o que conduz a direitos de pensão mais elevados. Os tempos de guerra levaram a menos anos de contribuições e, portanto, à redução dos direitos de pensão para aqueles nascidos durante este período.
As circunstâncias sociais e culturais também influenciam o montante da pensão. Os nascidos depois de 1964 têm frequentemente de enfrentar um desemprego mais elevado, períodos de formação mais longos e trabalho a tempo parcial, o que pode levar a direitos de pensão mais baixos. Além disso, as mulheres recebem, em média, uma pensão mais baixa do que os homens, devido, entre outras coisas, ao trabalho frequente a tempo parcial e ao trabalho parental na família.