Tributação das pensões em 2040: Como a mudança planeada poderá reduzir a carga fiscal
De acordo com um relatório de www.fr.de, o governo federal está planejando uma mudança na tributação gradual das pensões. Este plano traria economias fiscais significativas para muitos aposentados. Segundo o especialista em pensões Werner Siepe, as pessoas com uma pensão muito elevada beneficiariam particularmente se pudessem poupar até 23.522 euros. O governo federal pretende alterar a tributação gradual das pensões, o que anteriormente levou à dupla tributação. Esta alteração faria com que a parcela tributável aumentasse mais lentamente e a tributação plena só ocorreria em 2060, quando o aumento seria de apenas 0,5 por cento, em vez do actual...

Tributação das pensões em 2040: Como a mudança planeada poderá reduzir a carga fiscal
De acordo com um relatório de www.fr.de, o governo federal planeja uma mudança na tributação gradual das pensões. Este plano traria economias fiscais significativas para muitos aposentados. Segundo o especialista em pensões Werner Siepe, as pessoas com uma pensão muito elevada beneficiariam particularmente se pudessem poupar até 23.522 euros.
O governo federal pretende alterar a tributação gradual das pensões, o que anteriormente levou à dupla tributação. Esta alteração resultaria num aumento mais lento da parte tributável e a tributação plena só ocorreria em 2060, quando o aumento seria de apenas 0,5 por cento em vez do actual 1 por cento.
Os reformados que apenas recentemente receberam uma pensão ou as pessoas solteiras que não recebem uma pensão de sobrevivência poderão beneficiar particularmente desta mudança. As pessoas com uma pensão muito elevada e uma taxa marginal de imposto elevada seriam as que poupariam mais.
O impacto desta mudança poderá ser sentido nos mercados financeiros, uma vez que os reformados poderão potencialmente gastar mais no consumo graças à poupança fiscal. Além disso, o planeamento da reforma e a estratégia de poupança para a reforma de muitas pessoas podem mudar, dadas as potenciais poupanças fiscais.
Globalmente, esta alteração planeada na tributação das pensões poderá levar os pensionistas a terem mais flexibilidade financeira e, assim, contribuir para o aumento do consumo e para a recuperação económica.
Leia o artigo fonte em www.fr.de