Aumento das pensões em 2024: Maior que o esperado – pagamento atrasado
Descubra as últimas informações sobre o aumento das pensões a partir de 1º de julho de 2024! Descubra por que as pensões estão a aumentar e quem beneficia com as mudanças. Mantenha-se informado e compartilhe as boas novas com outras pessoas!

Aumento das pensões em 2024: Maior que o esperado – pagamento atrasado
A pensão aumentará 4,57 por cento a partir de 1 de julho de 2024, o que é significativamente superior ao aumento previsto de 3,5 por cento. Este ajustamento das pensões é superior a quatro por cento pelo terceiro ano consecutivo e excede a taxa de inflação pela primeira vez em dois anos. O reajuste das pensões é feito de maneira uniforme em todo o país porque o valor das pensões no Leste já corresponde ao valor no Oeste. O Ministro do Trabalho e dos Assuntos Sociais, Hubertus Heil, descreve o aumento das pensões como positivo, o que é possível graças a um mercado de trabalho forte e a bons acordos salariais.
Heil sublinha que o ajustamento das pensões após os 34 anos é uma medida nacional e sublinha a igual valorização do trabalho no Oriente e no Ocidente. O pacote de pensões II destina-se a estabilizar os benefícios de reforma a longo prazo. Isto permite aliviar os futuros contribuintes e destina-se a garantir que a geração mais jovem também beneficia do crescimento económico.
Apesar da evolução positiva, há também críticas ao aumento das pensões no verão de 2024. Os críticos queixam-se, entre outras coisas, de que um determinado grupo está particularmente sobrecarregado e que as pensões ainda estão abaixo do nível médio europeu. O pagamento do aumento da pensão está atrasado para muitos pensionistas, especialmente para aqueles que solicitaram a pensão de velhice depois de abril de 2004. Este grupo só receberá a pensão mais transferida para a sua conta em 31 de julho de 2024, independentemente do valor da sua pensão.