Aumento das pensões em 2024: Poder de compra analisado de acordo com a taxa de inflação

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Que pensões restam depois da inflação? Novos números revelam como os aumentos das pensões acompanham o aumento do custo de vida. Saiba mais aqui.

Welche Renten bleiben nach Inflation übrig? Neue Zahlen enthüllen, wie Rentenerhöhungen mit steigenden Lebenshaltungskosten mithalten. Erfahren Sie mehr hier.
Que pensões restam depois da inflação? Novos números revelam como os aumentos das pensões acompanham o aumento do custo de vida. Saiba mais aqui.

Aumento das pensões em 2024: Poder de compra analisado de acordo com a taxa de inflação

Milhões de pensionistas na Alemanha esperam um aumento nos seus benefícios de pensão a partir de 1 de Julho. Apesar deste aumento, coloca-se a questão de saber se, dada a inflação, isso significa realmente uma melhoria da situação financeira na velhice. De 2000 a 2023, os preços no consumidor aumentaram 54,6 por cento, enquanto as pensões padrão brutas aumentaram 51,4 por cento para os reformados ocidentais e 74,0 por cento para os reformados orientais.

A pensão padrão exige que uma pessoa tenha trabalhado continuamente durante 45 anos e ganhado em média 3.780 euros brutos por mês. No entanto, várias razões, como o trabalho a tempo parcial, o tempo dedicado à criação dos filhos ou empregos com baixos salários, muitas vezes significam que as pensões efectivamente pagas são significativamente mais baixas. O valor médio do pagamento das pensões foi de 1.054 euros por mês em 2022, o que corresponde a um aumento de cerca de 52 por cento desde a viragem do milénio.

A divergência entre a inflação e os aumentos das pensões entre 2010 e 2020 beneficiou os pensionistas devido ao aumento dos rendimentos de contribuições do seguro de pensões alemão. Os planos actuais do governo federal também estipulam que as pensões legais serão aumentadas anualmente em 2,6 por cento até 2037. No entanto, salienta-se que as pensões deixarão de ser capazes de acompanhar a evolução salarial no futuro. A situação fiscal dos pensionistas também está a tornar-se mais complexa à medida que cada vez mais pensionistas ficam sujeitos ao pagamento de impostos, especialmente devido ao aumento das contribuições para as pensões.

O poder de compra dos valores das pensões varia consideravelmente dependendo de onde você mora. Um estudo mostra que a combinação dos níveis regionais de pensões e do poder de compra é menos favorável no sul da Alemanha em comparação com os novos estados federais. Em cidades como Regensburg, o poder de compra mensal é de apenas 862 euros. Isto deixa claro que o custo de vida tem uma influência significativa no poder de compra das pensões.