Aumento das pensões em 2024: previsões superadas – as críticas permanecem
Aumento das pensões em julho de 2024: O que isto significa para os pensionistas? Descubra aqui quanto dinheiro a mais os aposentados receberão a partir de 1º de julho e quais são as críticas ao aumento planejado das pensões.

Aumento das pensões em 2024: previsões superadas – as críticas permanecem
O aumento das pensões no verão de 2024 excede as previsões, tal como anunciou o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais. A partir de 1º de julho de 2024, os aposentados receberão um aumento de 4,57%. Isto marca o terceiro ano consecutivo em que o ajustamento das pensões ficou acima dos quatro por cento e está acima da inflação pela primeira vez em dois anos. Será realizado um primeiro aumento a nível nacional porque o valor das pensões no Leste já atingiu o valor do Ocidente.
O Ministro Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais, Hubertus Heil, descreveu o aumento das pensões como um desenvolvimento positivo baseado em condições robustas do mercado de trabalho e em acordos salariais positivos. A fim de assegurar benefícios de reforma estáveis a longo prazo, o ajustamento das pensões é estabilizado pelo Pacote de Pensões II. Heil enfatizou a importância de pensões estáveis como base da economia social de mercado e garantia de estabilidade e paz social.
Apesar da evolução positiva, o aumento das pensões não foi poupado de críticas. A membro do Bundestag, Sahra Wagenknecht, criticou o aumento das pensões e descreveu-o como inadequado. Ela destacou a perda de poder de compra nos últimos anos e enfatizou a discrepância entre a evolução das pensões e dos salários. Tendo em conta os elevados gastos sociais, alguns políticos apelam a um corte no orçamento social para financiar o Bundeswehr, mas o Chanceler Olaf Scholz rejeita esta proposta e sublinha a importância do nível mínimo de pensão.
 
            