Aumento das pensões em 2024 supera previsão: críticas ao pension plus

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O aumento das pensões em 2024 é uma surpresa positiva - Saiba quanto mais pensionistas receberão a partir de julho. Todas as informações importantes aqui!

Die Rentenerhöhung 2024 überrascht positiv - Erfahren Sie, wie viel mehr Rente Rentner ab Juli erhalten. Alle wichtigen Infos hier!
O aumento das pensões em 2024 é uma surpresa positiva - Saiba quanto mais pensionistas receberão a partir de julho. Todas as informações importantes aqui!

Aumento das pensões em 2024 supera previsão: críticas ao pension plus

O aumento das pensões no verão de 2024 excede as previsões e ascende a 4,57 por cento para todos os pensionistas na Alemanha, tanto no Leste como no Oeste. Esta decisão foi tomada pelo Gabinete Federal em 24 de abril em Berlim. O maior aumento das pensões resulta da evolução positiva dos salários no país, que permitiu aumentar as pensões mais do que o inicialmente esperado. Um exemplo de cálculo mostra que uma pensão de 1000 euros aumentará 45,70 euros.

O ajustamento das pensões em 2024 será realizado de maneira uniforme em todo o país pela primeira vez, uma vez que o valor das pensões no Leste atingiu o valor ocidental no ano passado. O Ministro Federal do Trabalho e Assuntos Sociais, Hubertus Heil (SPD), descreveu o aumento das pensões como uma notícia positiva para todos os pensionistas. Ele enfatizou que a decisão foi tomada devido a um mercado de trabalho robusto e a acordos salariais positivos. Este aumento das pensões representa a primeira vez em dois anos que a inflação foi superada.

A fim de estabilizar as pensões a longo prazo, o governo está a planear o pacote de pensões II, que prevê um reforço permanente da pensão legal. Isto deverá também aliviar a carga sobre os futuros contribuintes e garantir que a geração mais jovem beneficie deste crescimento. Heil enfatizou que as pensões estáveis ​​são uma pedra angular importante da economia social de mercado e garantem a estabilidade e a paz social.

Apesar das notícias positivas, o aumento das pensões em 2024 também recebeu críticas. A membro do Bundestag, Sahra Wagenknecht, descreveu o aumento como inadequado porque não conseguiu acompanhar a perda de poder de compra nos últimos anos. Salientou que as pensões ainda estão abaixo da média europeia e que muitos idosos têm dificuldade em ganhar a vida.

O chanceler Olaf Scholz (SPD) rejeita propostas para cortar pensões. Apesar dos possíveis problemas de financiamento para a meta de 2% da OTAN, Scholz enfatizou que seria errado financiar esta meta através de cortes nas pensões ou outros benefícios sociais. Ele é contra quaisquer planos de redução das pensões, a fim de garantir estabilidade e segurança a longo prazo aos reformados.