Aumento das pensões no verão provoca surpresa fiscal
Ameaça de pagamentos de impostos: Os pensionistas têm um rude despertar após um aumento nas pensões. Informações importantes sobre pensões tributáveis! #Pensões #Impostos #Ajuste Previdenciário.

Aumento das pensões no verão provoca surpresa fiscal
As pensões aumentarão 4,57% tanto na Alemanha Oriental como na Ocidental no Verão, o que é superior ao esperado. Este aumento também supera a taxa de inflação, que foi de 2,2 por cento em Março. Esta é uma evolução positiva em comparação com anos anteriores, quando os aumentos das pensões ficaram aquém da inflação. O ajustamento das pensões ocorrerá em ambas as partes da Alemanha pela primeira vez em 2024, depois de o Ocidente ter registado um aumento de 4,39% e o Leste de 5,86% no ano passado.
No entanto, o aumento das pensões pode surpreender os reformados individuais, uma vez que, subitamente, têm de pagar impostos. Segundo informações do Ministério Federal da Fazenda, o número de contribuintes aumentará em cerca de 114 mil devido ao aumento das pensões em julho. O aumento do subsídio base para 11.604 euros anuais garante que alguns reformados ficam isentos de obrigações fiscais. No entanto, mais de 6,3 milhões dos 21 milhões de pensionistas na Alemanha terão de pagar impostos este ano.
Os pensionistas cuja parte tributável do seu rendimento total exceda o subsídio básico são obrigados a apresentar uma declaração fiscal. Para reduzir a carga tributária, discute-se se o subsídio básico deve ser aumentado retroativamente. A situação fiscal dos pensionistas varia em função do valor da pensão, dos outros rendimentos e do ano de início da pensão, o que afeta a parte tributável dos rendimentos da pensão.
Muitas vezes, os reformados não são informados pela administração fiscal de que têm de apresentar uma declaração fiscal. Em vez disso, esta informação é frequentemente fornecida pela companhia de seguros de pensões, o que pode levar a surpresas. Muitos aposentados ficam chocados quando repentinamente são solicitados a apresentar uma declaração de imposto de renda. É por isso importante que os reformados se informem sobre a sua situação fiscal para evitar surpresas desagradáveis.