Aumento das pensões na Alemanha em 2024: o que os especialistas financeiros recomendam
De acordo com um relatório de www.fr.de, os reformados alemães podem esperar um aumento bastante significativo nos seus salários. Quanto mais haverá para você como resultado. Espera-se um aumento muito significativo nas pensões na Alemanha em 3,5 por cento no próximo verão. Isto emerge do projecto de relatório sobre o seguro de pensões do governo federal. No entanto, o valor final do aumento em 1 de julho de 2024 ainda não foi determinado e só será determinado na primavera. A previsão para o próximo ano fica portanto abaixo do nível de aumento que os cerca de 21 milhões de pensionistas...

Aumento das pensões na Alemanha em 2024: o que os especialistas financeiros recomendam
De acordo com um relatório de www.fr.de,
Os reformados alemães podem esperar um aumento significativo dos seus salários. Quanto mais haverá para você como resultado.
Espera-se um aumento muito significativo nas pensões na Alemanha em 3,5 por cento no próximo verão. Isto emerge do projecto de relatório sobre o seguro de pensões do governo federal. No entanto, o valor final do aumento em 1 de julho de 2024 ainda não foi determinado e só será determinado na primavera.
A previsão para o próximo ano fica, portanto, abaixo do nível de aumento de que beneficiaram cerca de 21 milhões de pensionistas em 1 de julho deste ano. Naquela época, as pensões aumentaram 4,39% no oeste e 5,86% no leste. Como o valor das pensões nos novos estados federais foi ajustado ao nível do Ocidente com esta medida, o reajuste anual será feito de maneira uniforme no futuro.
Um aumento nas pensões pode ter vários efeitos no mercado e no setor financeiro. Por um lado, aumenta o poder de compra dos reformados, o que pode ter um impacto positivo no consumo e, portanto, na economia. Por outro lado, despesas mais elevadas com pensões poderão provocar uma pressão sobre o sistema de pensões e um possível aumento das contribuições para pensões. Isto poderia exercer pressão sobre os empregadores e o emprego e levar a mudanças no mercado de trabalho.
No entanto, existem também perspectivas desfavoráveis para os novos reformados, uma vez que os níveis das pensões apresentam uma ligeira tendência descendente. Em particular, as pessoas com baixos salários e trabalho inseguro no Leste na década de 1990 poderiam ser afectadas e levar a uma queda ainda maior dos níveis de pensões. Isto poderá levar a desafios sociais e económicos a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.fr.de