Especialista em pensões pede aumento da idade de reforma – especialista financeiro analisa medidas urgentes
De acordo com um relatório de www.wa.de, os novos números não fazem a Alemanha parecer bem no que diz respeito às pensões. Uma geração tem que pensar sobre isso. Uma idade de reforma mais elevada deverá ajudar. A Alemanha tem um problema demográfico: o número de alemães em idade activa diminuirá 23 por cento até 2062. Isto foi revelado pelo relatório “Pensions at a Glance” da OCDE. Devido ao envelhecimento da população, o sistema de pensões está a atingir os seus limites, pois há mais pensionistas para menos pessoas empregadas. Embora a Alemanha tenha uma taxa de emprego comparativamente elevada no grupo etário dos 60-64 anos, espera-se que a geração mais jovem tenha taxas de substituição mais baixas do que a média da OCDE. Um…

Especialista em pensões pede aumento da idade de reforma – especialista financeiro analisa medidas urgentes
De acordo com um relatório de www.wa.de,
Novos números não fazem a Alemanha parecer bem quando se trata de pensões. Uma geração tem que pensar sobre isso. Uma idade de reforma mais elevada deverá ajudar.
A Alemanha tem um problema demográfico: o número de alemães em idade activa diminuirá 23 por cento até 2062. Isto foi revelado pelo relatório “Pensions at a Glance” da OCDE. Devido ao envelhecimento da população, o sistema de pensões está a atingir os seus limites, pois há mais pensionistas para menos pessoas empregadas. Embora a Alemanha tenha uma taxa de emprego comparativamente elevada no grupo etário dos 60-64 anos, espera-se que a geração mais jovem tenha taxas de substituição mais baixas do que a média da OCDE. Um trabalhador médio que começa a trabalhar na Alemanha aos 22 anos, paga contribuições sociais e se reforma sem deduções aos 67 anos receberá apenas cerca de 55% do seu último rendimento como pensão. Em média, na OCDE, esta taxa de substituição é superior a 61 por cento.
Tendo em conta estes desafios, o especialista em pensões da OCDE, Hervé Boulhol, sugere um aumento adicional da idade de reforma. Ele argumenta que, devido ao aumento da esperança de vida, é necessário um aumento da idade de reforma para manter o equilíbrio dos fundos de pensões. O chanceler Olaf Scholz já enfatizou que a idade de aposentadoria de 67 anos deverá ser mantida em algum momento. Também na Alemanha a idade de reforma está a aumentar gradualmente. Contudo, os desenvolvimentos actuais mostram que é essencial uma discussão crítica sobre o futuro da política de pensões.
Leia o artigo fonte em www.wa.de