Fórmula da pensão: é assim que o valor da pensão é calculado
Com um salário bruto de 3.500 euros mensais, só recebe uma pequena pensão após 45 anos de trabalho? Saiba mais sobre o cálculo das pensões na Alemanha e os resultados preocupantes.

Fórmula da pensão: é assim que o valor da pensão é calculado
Após quase 40 anos de trabalho, muitos cidadãos anseiam pela reforma e esperam uma pensão adequada. Um estudo do “Roman Herzog Institute” mostra que os alemães trabalham em média cerca de 39,3 anos, o que é relativamente longo em comparação com outros países europeus. A idade de aposentadoria é de 67 anos para pessoas a partir de 1964, dependendo da data de nascimento.
A fórmula de cálculo da pensão mensal de acordo com o seguro de pensões alemão inclui pontos de rendimentos, fator de acesso, valor atual da pensão e fator do tipo de pensão. Com um salário bruto médio de 3.500 euros mensais ao longo de 45 anos, isto resulta numa pensão mensal de 1.566,74 euros. Apesar de um declínio nos níveis de pensões nos últimos anos, que equivale a 48 por cento do rendimento médio, as pensões permanecem proporcionais ao rendimento médio.
Refira-se que o valor da pensão depende de vários factores, incluindo horas de trabalho, rendimentos médios e subsídios individuais. A fórmula das pensões serve de guia e mostra que o nível das pensões caiu em relação ao rendimento médio, o que influencia as perspectivas de pensões dos futuros pensionistas.