Reforma das pensões: Especialista prevê pensões até 20% mais altas
Descubra como a reforma previdenciária planejada poderia aumentar as pensões na Alemanha em até 20%. Descubra quanto mais dinheiro você pode esperar.

Reforma das pensões: Especialista prevê pensões até 20% mais altas
Espera-se que a reforma das pensões na Alemanha conduza a um aumento significativo nos pagamentos de pensões para futuros pensionistas. De acordo com cálculos do matemático financeiro Werner Siepe da WELT AM SONNTAG, os funcionários que ganham continuamente o salário médio e contribuem para o fundo de pensão durante 40 anos podem esperar aumentos significativos. Um trabalhador de 40 anos com um salário médio atual de 3.750 euros poderia esperar um aumento nas pensões de cerca de 20 por cento ou cerca de 600 euros após a reforma.
Os aumentos nas pensões também seriam visíveis para os trabalhadores que ganham 50% ou 80% acima da média. Apesar dos valores aparentemente elevados, Siepe alerta para uma possível redução do poder de compra devido à inflação até a aposentadoria.
Note-se que os trabalhadores mais velhos terão de esperar aumentos percentuais mais baixos, uma vez que beneficiarão da alteração da situação jurídica por um período de tempo mais curto. Por exemplo, um trabalhador médio de 50 anos poderia esperar receber cerca de 2.687 euros em vez de 2.393 euros, enquanto uma pessoa de 55 anos receberia cerca de 2.295 euros em comparação com 2.115 euros, um aumento de cerca de doze e nove por cento, respetivamente.
As reformas planejadas baseiam-se nas previsões do relatório do governo federal sobre seguro previdenciário de 2023 e têm como objetivo alterar a fórmula previdenciária. O governo planeia cobrir os custos adicionais, em parte, através de capital intergeracional e principalmente através de aumentos de contribuições e subsídios governamentais.