Imposto sobre pensões para uma pensão de 1.600 euros: cálculo e subsídios
Tudo sobre impostos com pensão de 1.600 euros - Calcule a sua carga fiscal e conheça as deduções e reformas fiscais. Saiba mais agora!

Imposto sobre pensões para uma pensão de 1.600 euros: cálculo e subsídios
Uma pensão de 1.600 euros está sujeita a imposto na Alemanha. O valor dos impostos deduzidos de uma pensão mensal bruta de 1.600 euros depende de vários fatores, incluindo o subsídio fiscal básico e o subsídio de pensão. O subsídio de pensão depende do ano em que se reforma e deverá cair para zero até 2040, o que significa que a partir deste momento toda a pensão terá de ser tributada.
O benefício fiscal base para 2022 foi aumentado para 10.347 euros e aplica-se tanto a pessoas solteiras como a casais casados. De acordo com decisão do Tribunal da Fazenda Federal, a reforma da fórmula tributária das pensões está prevista para evitar a bitributação. Uma pensão de 1.600 euros por mês está sujeita a tributação progressiva, sendo a taxa de imposto crescente com o valor dos pagamentos de pensões.
Um exemplo de cálculo mostra que com uma pensão de 1.600 euros por mês, 80 por cento da pensão é tributável. Após dedução dos subsídios de pensões e outros custos, a parte tributável ascende finalmente a 13.120 euros. O imposto de renda devido sobre esse valor pode ser consultado na tabela básica do imposto de renda. Recomenda-se que procure aconselhamento pessoal sobre pensões, uma vez que a carga fiscal sobre os pensionistas aumenta ano após ano.