Complemento de pensão para três milhões de pensionistas: nova lei aprovada
Saiba tudo sobre a nova lei previdenciária: Semáforo decide sobretaxa para três milhões de aposentados. Quando entrará em vigor e quanto dinheiro receberão as pessoas afetadas?

Complemento de pensão para três milhões de pensionistas: nova lei aprovada
Em 25 de Abril, o Bundestag alemão aprovou a nova lei de pensões, conhecida como Lei de Pagamento de Melhoria de Acções EM. A lei deverá entrar em vigor em julho de 2024 e dará a três milhões de pensionistas um complemento à sua pensão regular. Qualquer pessoa que tenha recebido uma pensão por invalidez entre 2001 e 2018 é elegível sem necessidade de apresentar requerimento. A sobretaxa é paga automaticamente em duas fases.
A partir de julho de 2024, será pago um complemento simplificado na primeira fase, independentemente do pagamento regular da pensão e a meio de cada mês. A segunda fase está prevista para entrar em vigor a partir de dezembro de 2025, na qual o complemento integral calculado pela DRV será pago juntamente com a pensão atual. De acordo com a nova lei, o valor das sobretaxas é de 7,5 por cento para as pensões iniciadas entre Janeiro de 2001 e Junho de 2014 e de 4,5 por cento para as pensões iniciadas entre Julho de 2014 e Dezembro de 2018.
Para os três milhões de pensionistas afectados, isto significa um aumento notável nos seus pagamentos de pensões. Contudo, é importante mencionar que, segundo a DRV, não há previsão de compensação retroativa da sobretaxa simplificada com o valor pago posteriormente. Isto é para garantir que todos os que têm direito a benefícios recebam aquilo a que têm direito.