Os reformados recebem, na verdade, mais de 3.000 euros por mês: como é que isso é possível?
É difícil de acreditar, mas alguns reformados recebem mesmo mais de 3.000 euros por mês. Para muitas pessoas, o dinheiro torna-se escasso à medida que envelhecem, mas aparentemente há alguns reformados que recebem actualmente mais de 3.000 euros por mês do Estado. Como relata www.karlsruhe-insider.de, a pobreza na velhice é uma questão muito atual. Muitos pensionistas mal conseguem dinheiro suficiente para cobrir as suas despesas de subsistência. Mas há exceções. Alguns pensionistas na Alemanha recebem, na verdade, mais de 3.000 euros por mês. Para entender como isso é possível, é necessário examinar mais de perto o sistema previdenciário e o cálculo dos pagamentos de pensões. O valor da pensão é baseado...

Os reformados recebem, na verdade, mais de 3.000 euros por mês: como é que isso é possível?
É difícil de acreditar, mas alguns reformados recebem mesmo mais de 3.000 euros por mês.
Para muitas pessoas, o dinheiro torna-se escasso à medida que envelhecem, mas aparentemente há alguns reformados que recebem actualmente mais de 3.000 euros por mês do Estado.
Como www.karlsruhe-insider.de relatórios, a pobreza na velhice é uma questão muito actual. Muitos pensionistas mal conseguem dinheiro suficiente para cobrir as suas despesas de subsistência. Mas há exceções. Alguns pensionistas na Alemanha recebem, na verdade, mais de 3.000 euros por mês. Para entender como isso é possível, é necessário examinar mais de perto o sistema previdenciário e o cálculo dos pagamentos de pensões. O montante da pensão é determinado, por um lado, pelos anos em que foram pagas contribuições para o seguro de pensões e, por outro lado, pelos rendimentos anteriores. Isto significa que as pessoas com rendimentos elevados que iniciaram as suas carreiras cedo e sem interrupções recebem a pensão mais elevada. Porém, existem outros fatores que influenciam o valor da pensão, como o rendimento médio no período de cálculo e a idade de aposentadoria. As mulheres recebem frequentemente pensões mais baixas devido a interrupções de carreira, como gravidez e assistência aos filhos. Em 2022, a pensão média na Alemanha Ocidental era de 1.664 euros e na Alemanha Oriental de 1.350 euros. É ainda mais surpreendente que em 2022 cinquenta reformados tenham recebido mais de 3.000 euros por mês. No entanto, isto pode ser explicado pelo facto de terem contribuído para o fundo de pensões há pelo menos cinquenta anos e terem um rendimento médio anual de cerca de 85.000 euros. Para a maioria dos alemães, uma pensão tão elevada não é realista na velhice, por isso é aconselhável pensar no planeamento da reforma desde o início.
Leia o artigo original em www.karlsruhe-insider.de