Aposentados estão felizes com complemento previdenciário: três milhões serão beneficiados a partir de julho
Aprovada nova lei previdenciária: sobretaxa para três milhões de aposentados - Saiba quem se beneficia e qual o valor das sobretaxas. Saiba mais agora!

Aposentados estão felizes com complemento previdenciário: três milhões serão beneficiados a partir de julho
Em 25 de Abril, o Bundestag alemão aprovou a nova lei de pensões denominada Lei de Pagamento de Melhoria de Acções EM. Esta lei está prevista para entrar em vigor em julho de 2024 e conceder a três milhões de pensionistas um complemento à sua pensão regular. Deverão beneficiar deste complemento quem recebeu uma pensão de invalidez entre 2001 e 2018. Os afetados não precisam de apresentar um pedido ao seguro de pensões alemão, uma vez que o complemento é pago automaticamente.
A sobretaxa será paga em duas fases. A partir de julho de 2024, será pago um complemento simplificado a meio do mês, independentemente do pagamento regular da pensão. A segunda fase, com início previsto para dezembro de 2025, inclui o pagamento integral do complemento de acordo com o cálculo do DRV juntamente com a pensão atual.
Para as pensões iniciadas entre Janeiro de 2001 e Junho de 2014, a sobretaxa ao abrigo da nova lei é de 7,5 por cento. Isto significa um aumento de 75 euros para uma pensão de 1.000 euros, para um total de 1.075 euros. Para as pensões iniciadas entre julho de 2014 e dezembro de 2018, a sobretaxa é de 4,5 por cento. Uma pensão regular de 1.000 euros aumentaria, portanto, 45 euros, para um total de 1.045 euros.
O seguro de pensões alemão não planeia compensar retroativamente a sobretaxa simplificada com o montante pago posteriormente. Isso é para garantir que todos os aposentados elegíveis recebam o valor total a que têm direito. A nova legislação traz benefícios fiscais significativos para três milhões de pensionistas na Alemanha.