Reformados na Alemanha: números atuais e vantagens fiscais para a geração mais velha
De acordo com um relatório de amp.focus.de, na Alemanha, os pensionistas são pessoas que não têm emprego activo nem actividade remunerada e que ganham a vida com uma pensão, ou seja, com uma prestação de seguro legal ou privada. O número de pensionistas alemães aumenta continuamente. O sistema de seguro de pensões alemão contava com mais de 20 milhões de pensionistas em 2023, e espera-se que o número continue a aumentar à medida que a população da República Federal envelhece cada vez mais. Quando se trata de impostos, os pensionistas devem pagar impostos sobre os rendimentos que recebem do seguro de pensões. A parcela tributável da pensão aumenta dois pontos percentuais anualmente para novos aposentados. Se você se aposentar em 2020...

Reformados na Alemanha: números atuais e vantagens fiscais para a geração mais velha
De acordo com um relatório de amp.focus.de,
Na Alemanha, os pensionistas são pessoas que não têm emprego activo nem actividade remunerada e que ganham a vida com uma pensão, ou seja, com uma prestação de seguro legal ou privada.
O número de pensionistas alemães aumenta continuamente. O sistema de seguro de pensões alemão contava com mais de 20 milhões de pensionistas em 2023, e espera-se que o número continue a aumentar à medida que a população da República Federal envelhece cada vez mais.
Quando se trata de impostos, os pensionistas devem pagar impostos sobre os rendimentos que recebem do seguro de pensões. A parcela tributável da pensão aumenta dois pontos percentuais anualmente para novos aposentados. Se você se aposentar em 2020, essa proporção já será de 80%. Os pensionistas que se aposentam em 2040 ou mais tarde estão geralmente sujeitos à tributação integral. No entanto, isto não significa necessariamente que tenham de facto de pagar impostos.
Para os pensionistas que recebem a sua pensão pela primeira vez até 2039, a administração fiscal calcula um “subsídio de pensão”, que isenta parte da pensão de impostos. Este montante permanece inalterado mesmo que a pensão aumente devido ao aumento das pensões. Os futuros ajustamentos às pensões aumentarão, portanto, o rendimento tributável individual das pensões e estarão sujeitos à obrigação fiscal integral.
O subsídio base anual para um determinado montante de pensão é de 11.784 euros em 2024, para que os pensionistas cuja pensão seja inferior não tenham de pagar impostos.
Para os reformados que emigram para o estrangeiro, pouca coisa muda no que diz respeito ao recebimento da pensão, uma vez que o seguro de pensões alemão continua a transferir o valor para a conta. Se um pensionista alemão já não vive na Alemanha, o Serviço de Pensões da Deutsche Post AG verifica uma vez por ano se o pensionista ainda está vivo.
Deve-se notar que as pessoas que pagaram contribuições muito elevadas para o seguro de pensões no passado devem fornecer provas correspondentes na sua declaração de imposto de renda.
No que diz respeito às consequências para o mercado e para o setor financeiro, espera-se que o número crescente de pensionistas na Alemanha aumente a procura de produtos e serviços adequados à idade. Isto poderia criar oportunidades de investimento nos setores de saúde, cuidados e lazer. Além disso, os aspectos fiscais, especialmente num contexto internacional, poderão levar a um aumento da procura de aconselhamento e serviços fiscais.
A popularidade de certos países como destinos de reforma poderá ter um impacto nos mercados imobiliários e financeiros desses países de destino, uma vez que um aumento de reformados estrangeiros poderá levar a alterações na procura de habitação e de serviços financeiros.
Leia o artigo fonte em amp.focus.de