Aposentado alerta: alto custo de vida na Flórida
Leia por que muitos pensionistas alemães não estão felizes na Flórida e estão voltando para a Alemanha. Saiba mais sobre o custo de vida no exterior quando você se aposentar. #Aposentados #Flórida #Custo de Vida

Aposentado alerta: alto custo de vida na Flórida
Muitos reformados alemães optam por viver no estrangeiro para a reforma, mas a decisão envolve algumas considerações. Um relatório de um aposentado da Flórida destaca os desafios que muitos enfrentam. De acordo com o Seguro de Pensões Alemão, cerca de 1,71 milhões de cidadãos alemães que vivem no estrangeiro recebem pensões todos os anos. Entre eles estão os reformados que se estão a instalar fora da Alemanha.
Contrariamente à crença popular, a maioria dos reformados alemães não se sente atraída por paraísos de reforma bem conhecidos, como as Ilhas Canárias ou a Tailândia. Em vez disso, muitos reformados alemães vivem no estrangeiro, em países como a Áustria e a Suíça. A Espanha vem em terceiro, seguida pelos EUA. Esta escolha também resulta das vantagens que a vida na Alemanha oferece, como uma sólida cobertura de seguro de saúde.
Uma aposentada alemã, Sibylle Zinser, relata os desafios da vida aposentada na Flórida. Apesar do clima tentador e do custo de vida possivelmente mais baixo em comparação com a Alemanha, ela alerta sobre os altos custos na Flórida. Em particular, os seguros de saúde e o aumento dos preços imobiliários tornam a vida lá um desafio. Uma casa à beira-mar pode custar mais de oito milhões de dólares, enquanto preços abaixo de um milhão são raros. Além disso, o aumento dos custos dos seguros devido às alterações climáticas está a gerar encargos financeiros.
Apesar desses obstáculos, Zinser decide ficar na Flórida porque se sente confortável lá e não vê razão para voltar para a Alemanha. Esta escolha pessoal reflecte as considerações e prioridades individuais que os reformados no estrangeiro têm de fazer. Há também países como Costa Rica, Portugal e México que são considerados paraísos atraentes para aposentados, com baixo custo de vida e um bom sistema de saúde. Portugal oferece ainda vantagens fiscais especiais para os reformados alemães que aí se instalam.