Rheinmetall e Reliance: Mega fábrica de munição planejada na Índia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Rheinmetall e a Reliance Defense estão estabelecendo uma joint venture na Índia para produzir munição para estabilizar as cadeias de abastecimento.

Rheinmetall e Reliance: Mega fábrica de munição planejada na Índia!

A Rheinmetall AG de Düsseldorf e a Reliance Defense Ltd da Índia firmaram uma importante parceria estratégica na área de produção de munições. Um memorando de entendimento (MoU) foi assinado em 28 de maio de 2025, que estabelece as bases para uma cooperação estreita entre as duas empresas. Esta parceria visa nomeadamente a produção conjunta de explosivos e propulsores para munições de médio e grande calibre. Com a implementação do projeto, está prevista uma das maiores fábricas de munições do Sul da Ásia em Watad, Maharashtra.

De acordo com os acordos, esta nova unidade de produção atingirá capacidades anuais impressionantes: até 200 mil projéteis de artilharia, 10 mil toneladas de explosivos e 2 mil toneladas de propulsores. Contudo, o início exato da operação do sistema planejado não foi anunciado pelos parceiros contratuais. A Rheinmetall espera que esta joint venture estabilize as cadeias de abastecimento e crie uma posição competitiva vantajosa no mercado indiano de armas.

Objetivos estratégicos e desenvolvimento de mercado

Sob a liderança do primeiro-ministro Narendra Modi, a Índia persegue objectivos ambiciosos na indústria de defesa. Planeja exportar US$ 5 bilhões em equipamentos de defesa por ano. Para apoiar esta visão, a Reliance Defense Ltd pretende criar um cluster de defesa integrado denominado Dhirubhai Ambani Defense City. Este projeto é considerado o maior projeto de defesa desenvolvido de forma privada na Índia.

Além disso, a Reliance Defense planeja estabelecer joint ventures com até seis parceiros estrangeiros para apoiar o projeto DADC. A nova fábrica em Watad não só ajudará a abastecer as Forças Armadas Indianas, mas também apoiará a visão do governo indiano de alcançar uma economia de 5 biliões de dólares.

Expectativas e compromissos dos parceiros

Armin Papperger, CEO da Rheinmetall AG, destaca o compromisso com a parceria com a Índia e a importância estratégica do projeto num mercado cada vez mais importante. Anil Ambani, fundador do Reliance Group, também está positivo em relação à parceria e destaca a sua importância para o setor de defesa da Índia.

Através da cooperação, a Rheinmetall está empenhada não só em proteger as cadeias de abastecimento, mas também em manter o acesso a matérias-primas cruciais. Ambas as empresas também estão a planear atividades conjuntas de marketing para produtos selecionados, a fim de expandir ainda mais a colaboração. Espelho de autoridades e Rheinmetall relatório sobre essas medidas de longo alcance, que representam um novo marco na cooperação de defesa entre a Alemanha e a Índia.