Pensão Riester: rescisão ou alternativa?
Descubra quando vale a pena encerrar sua pensão Riester e quais alternativas existem para otimizar sua aposentadoria. Recomendado por especialistas!

Pensão Riester: rescisão ou alternativa?
Muitas pessoas estão insatisfeitas com os pagamentos de pensões Riester, uma vez que as primeiras estatísticas de pagamentos Riester do Ministério Federal das Finanças mostram uma média de apenas 132 euros por mês. Isto leva a preocupações sobre se uma mísera quantia de mesada será suficiente na velhice. O financeiro e atuário Axel Kleinlein explica esse problema.
No entanto, ao considerar encerrar a sua pensão Riester, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. A rescisão significa que os subsídios governamentais e benefícios fiscais devem ser reembolsados. As rescisões antecipadas são classificadas pela lei como uso nocivo, significando a perda dos subsídios. Além disso, existem custos de processamento e os juros das contribuições pagas devem ser tributados após o seu pagamento.
No entanto, existem alternativas à extinção da pensão Riester. É possível deixar o contrato suspenso sem pagar mais contribuições. A mudança de fornecedor também é possível sob certas condições e o crédito pode ser transferido. O Wohn-Riester oferece a oportunidade de retirar capital para fins residenciais. Além disso, a fase de pagamento pode começar cedo, a partir de uma certa idade.
Em casos especiais, pode valer a pena rescindir a pensão Riester, especialmente se o interessado estiver gravemente doente e o contrato ainda estiver em fase de poupança. Nesses casos, pode fazer mais sentido que os activos sejam pagos em vez de os utilizar no planeamento da reforma, para os utilizar noutro local ou para os herdar.