Pensão Riester: rescisão ou alternativas?
Leia sobre quando pode fazer sentido cancelar sua pensão Riester e quais alternativas existem para aumentar sua pensão. #provisãodeaposentadoria #RiesterRente #rescisão #financiamentoaoconsumidor

Pensão Riester: rescisão ou alternativas?
Sendo uma pensão privada com apoio estatal, a pensão Riester oferece uma oportunidade de fazer provisões adicionais à pensão legal. No entanto, as estatísticas do Ministério Federal das Finanças mostram que os pagamentos na velhice ascendem, em média, a apenas 132 euros por mês. O financeiro e atuário Axel Kleinlein descreve, portanto, a pensão Riester como apenas “mísera mesada”.
A rescisão do contrato de pensão Riester mediante notificação requer uma consideração cuidadosa. Devem ser reembolsados os subsídios e vantagens fiscais do Estado, o que, se cessado antecipadamente, é considerado utilização prejudicial e põe em perigo os subsídios. Além disso, aplicam-se taxas de processamento e os juros sobre as contribuições pagas são tributados após o pagamento.
Apesar das potenciais desvantagens da rescisão, existem várias alternativas. Por exemplo, o contrato pode ser feito sem contribuições, sem necessidade de pagamentos adicionais. Mudar de prestador pode ser vantajoso em alguns casos, especialmente para famílias ou pais solteiros com vários filhos que recebem abono de família. A opção de retirar capital para investir em habitação ou pagar a pensão mais cedo a partir de uma determinada idade são outras alternativas.
Em certos casos especiais, como uma doença grave durante a fase de poupança, a rescisão pode fazer sentido. Nessas situações, o crédito pode ser transferido para um companheiro que viva no mesmo agregado familiar, ou pode ser pago e utilizado para outros fins ou herdado. É aconselhável examinar cuidadosamente a situação individual e os efeitos a longo prazo de uma possível extinção da pensão Riester antes de tomar uma decisão.