Riscos e oportunidades: MSCI World sob o microscópio de especialistas financeiros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra por que o índice MSCI World é considerado fundamental para investimentos de longo prazo, apesar de sua tendência para os EUA, e quais riscos existem.

Erfahren Sie, warum der MSCI World-Index trotz US-Lastigkeit als Schlüssel für langfristige Investitionen gilt und welche Risiken bestehen.
Descubra por que o índice MSCI World é considerado fundamental para investimentos de longo prazo, apesar de sua tendência para os EUA, e quais riscos existem.

Riscos e oportunidades: MSCI World sob o microscópio de especialistas financeiros!

No discurso actual em torno dos Exchange Traded Funds (ETF), o foco está particularmente nos riscos desta forma de investimento. De acordo com isso Espelho Diário Os ETFs são geralmente considerados seguros e lucrativos. No entanto, há vozes cada vez mais críticas que apontam que o MSCI World, o mais importante ETF global, contém uma esmagadora maioria de empresas dos EUA e especialmente ações de tecnologia. Isto levanta questões sobre a estrutura de risco de tal investimento.

O Índice Mundial MSCI representa o desenvolvimento económico em 23 países industrializados e inclui cerca de 1.500 ações. Embora o índice seja considerado um indicador da economia global, uma análise feita por Dica financeira, que cerca de 71% das ações do índice pertencem a empresas dos EUA, enquanto o Japão segue com cerca de 6%. As grandes empresas tecnológicas dos EUA, como a Microsoft, a Apple e a Amazon, em particular, têm uma influência significativa no desempenho do índice. Isto poderá fazer com que os investidores enfrentem um elevado nível de dependência do desempenho destas empresas.

Riscos e retornos mundiais da MSCI

Os críticos do MSCI World observam que cerca de 29% das receitas das principais empresas dos EUA vêm dos mercados internacionais, o que significa que empresas como a Apple não se baseiam apenas no mercado dos EUA - 58% das suas receitas vêm da Europa, Ásia e outras regiões.

Embora o MSCI World não seja composto exclusivamente por empresas norte-americanas, a elevada proporção de empresas americanas não pode ser ignorada. Também é apontada a existência de um MSCI World ex-EUA, que exclui as ações dos EUA, mas oferece retornos mais baixos (4,9% a.a. em comparação com 9,6% a.a. do MSCI World). No entanto, o MSCI World tende a oferecer menor risco do que os investimentos individuais devido à sua diversificação em 1.500 empresas.

Em termos de retornos de longo prazo, o MSCI World apresentou um retorno médio de 7,8% ao ano. nos últimos cinco anos, enquanto o MSCI All Countries World Index (ACWI) está em 7% ao ano. No entanto, o MSCI World continua a ser mais arriscado do que as contas do mercado monetário, mas oferece uma oportunidade realista de superar a inflação a longo prazo. Entre 2010 e 2022, o índice obteve rentabilidade média em torno de 10% a.a. apesar das crises globais.

A discussão actual sublinha a necessidade de uma estratégia de investimento a longo prazo durante pelo menos dez anos, a fim de melhor resistir às flutuações do mercado e aos riscos associados e assegurar um crescimento estável dos activos.