Voltar ao IVA de 19%: O que isso significa para a indústria da restauração? Especialistas financeiros fornecem insights e previsões.
De acordo com um relatório de www.deutschlandfunk.de, a indústria da restauração enfrenta um novo desafio, uma vez que o IVA sobre alimentos e bebidas aumentará novamente para 19 por cento. A redução temporária para sete por cento durante a pandemia da COVID-19 deverá agora ser revertida. Os especialistas estão divididos quanto ao impacto desta decisão. Marcel Fratzscher, presidente do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), já não vê razão para subsidiar a indústria e sublinha o impacto financeiro noutras áreas da sociedade. Friedrich Heinemann e Oliver Holtemöller, economistas, também apoiam a abolição do benefício e apontam problemas sociopolíticos. O regresso à taxa de IVA mais elevada já...

Voltar ao IVA de 19%: O que isso significa para a indústria da restauração? Especialistas financeiros fornecem insights e previsões.
De acordo com um relatório de www.deutschlandfunk.de,
A indústria da restauração enfrenta um novo desafio, uma vez que o IVA sobre alimentos e bebidas aumentará novamente para 19 por cento. A redução temporária para sete por cento durante a pandemia da COVID-19 deverá agora ser revertida. Os especialistas estão divididos quanto ao impacto desta decisão.
Marcel Fratzscher, presidente do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), já não vê razão para subsidiar a indústria e sublinha o impacto financeiro noutras áreas da sociedade. Friedrich Heinemann e Oliver Holtemöller, economistas, também apoiam a abolição do benefício e apontam problemas sociopolíticos.
O regresso à taxa de IVA mais elevada já está a ter impacto nos preços da indústria da restauração. O Serviço Federal de Estatística mostra que o custo de comer fora em restaurantes aumentou em média 20%, em parte devido a um aumento de preços previsto.
A Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes (Dehoga) teme que os custos sejam repassados aos clientes e, assim, levem a uma diminuição nas visitas aos restaurantes. Na verdade, 44 por cento dos inquiridos planeiam comer fora com menos frequência se o IVA aumentar novamente na totalidade. Isto poderá afectar particularmente os restaurantes mais baratos em bairros menos ricos ou em áreas rurais.
Além disso, sublinha-se que a indústria da restauração está em desvantagem em comparação com os serviços de entrega e os restaurantes de fast food, uma vez que apenas têm de pagar a taxa de IVA mais baixa, o que conduz a desvantagens competitivas.
Em particular, o prestador de serviços financeiros Crif prevê que a indústria da restauração registará um número crescente de falências, o que poderá ocorrer particularmente em alguns estados federais como Berlim, Bremen e Hamburgo.
Globalmente, existem problemas estruturais no sector da restauração, tais como a perda de pessoal e pausas para formação, que ameaçam o sector a longo prazo. Os efeitos do aumento do IVA continuarão a colocar grandes desafios para a indústria da restauração.
Leia o artigo original em www.deutschlandfunk.de