Saxônia-Anhalt: Quase um bilhão de euros em ajuda Corona permanece não utilizado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Saxónia-Anhalt, quase mil milhões de euros do fundo especial Corona não são utilizados. Razões e realocações planejadas em detalhes.

Saxônia-Anhalt: Quase um bilhão de euros em ajuda Corona permanece não utilizado!

Na Saxónia-Anhalt, quase mil milhões de euros do fundo especial Corona ainda não foram utilizados. O governo estadual anunciou isto depois de apenas cerca de 47 por cento dos estimados 1,97 mil milhões de euros terem sido efectivamente pagos até ao final de Julho. Nos quatro meses anteriores, o aumento da saída de caixa foi de apenas 4 por cento, o que levanta questões sobre a eficiência da utilização dos fundos.

Existem muitas razões para a lenta saída de fundos. Por um lado, os procedimentos internos e procedimentos de contratação morosos são responsáveis, mas por outro lado, há dificuldades em encontrar empresas adequadas para implementar as medidas planeadas. O foco do fundo especial Corona está em cerca de 60 medidas que servem para amortecer as consequências da pandemia. Contudo, a saída de fundos permanece baixa, especialmente nos sectores da saúde e da educação.

Atraso no investimento nos sectores da educação e da saúde

Estão atualmente disponíveis 28,2 milhões de euros para medidas relacionadas com a digitalização nas escolas, dos quais apenas cerca de 11 milhões de euros foram utilizados. Além disso, os dados mostram que, até agora, apenas 3,3 dos 48,1 milhões de euros foram utilizados para medidas de construção e equipamento resistentes à pandemia nas escolas. A Saxónia-Anhalt também está a ficar para trás no que diz respeito ao investimento em hospitais: nem sequer metade dos fundos foram utilizados.

No que diz respeito à digitalização da administração do Estado, aguardam distribuição mais de 300 milhões de euros. O reembolso regular do fundo especial Corona está previsto para começar em 2029, com reembolsos anuais de 100 milhões de euros.

Controvérsias em torno das realocações

Até 30 de setembro de 2024, tinham sido gastos cerca de 706 milhões de euros dos 2 mil milhões de euros do fundo especial. Está prevista a retirada de recursos de 33 projetos para financiar a digitalização da administração. A Ministra Digital Lydia Hüskens (FDP) enfatiza a necessidade urgente de recuperar o atraso na digitalização, enquanto a política da oposição Kristin Heiß (Esquerda) enfatiza que os fundos para a digitalização não devem ser retirados do fundo especial Corona. Os cortes afetam, entre outros, os investimentos no setor da saúde (11 milhões de euros), a digitalização das instituições sociais (9,5 milhões de euros) e as medidas para fazer face aos défices de aprendizagem (19,2 milhões de euros).

O Ministério das Finanças defende as realocações planeadas como necessárias para avançar a digitalização. A decisão sobre essas realocações será tomada em fevereiro, quando o orçamento duplo for aprovado. Um regulamento pretendido para suspender a aprovação de grandes realocações no fundo especial Corona a partir de 2026 também é recebido com críticas, especialmente no que diz respeito ao potencial enfraquecimento do Parlamento.

Embora continuem as discussões sobre a utilização de fundos do fundo especial Corona, resta saber se a Saxónia-Anhalt conseguirá recuperar o atraso na utilização de fundos e alcançar os objectivos definidos nas áreas da educação e da saúde.