Conselho Federal Suíço planeja medidas contra segundo caso do Credit Suisse
Conselho Federal Suíço planeja novas regras para evitar segundo caso do Credit Suisse. Responsabilidades mais claras e uma supervisão mais forte deverão garantir a estabilidade financeira. Esperam-se discussões no Parlamento.

Conselho Federal Suíço planeja medidas contra segundo caso do Credit Suisse
O Conselho Federal Suíço planeia introduzir novas regras para evitar um possível segundo caso como o do Credit Suisse. Estas regras incluem uma atribuição mais clara de responsabilidades, o reforço dos poderes de supervisão dos mercados financeiros e a criação de planos de resolução mais resistentes à crise. O objectivo é proteger o sistema financeiro de novos choques. No entanto, o governo rejeita fundamentalmente requisitos de capital mais elevados e uma proibição de pagamentos de bónus.
O Departamento Federal de Finanças já havia anunciado uma revisão das regulamentações depois que o Credit Suisse evitou por pouco o colapso. Foi publicado um relatório de 339 páginas que confirma a eficácia das anteriores medidas de estabilidade financeira, mas também aponta lacunas e a necessidade de medidas para desenvolver e reforçar ainda mais a regulação bancária.
Os políticos concordam que são necessários ajustamentos, mas a implementação concreta das medidas poderá suscitar debate no Parlamento. As ações do maior banco suíço, o UBS, registaram uma queda de preço de 1,6 por cento após o anúncio das novas regras, depois de anteriormente terem subido quase um por cento durante o dia. O debate sobre as novas regulamentações e o seu impacto deverá intensificar-se nas próximas semanas.