Os CEOs suíços estão otimistas: o crescimento e a IA como uma oportunidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os CEO suíços expressam otimismo para a economia de 2025, com foco no investimento e na IA, enquanto os riscos cibernéticos causam preocupação.

Schweizer CEOs zeigen Optimismus für die Wirtschaft 2025, setzen auf Investitionen und KI, während Cyberrisiken Sorgen bereiten.
Os CEO suíços expressam otimismo para a economia de 2025, com foco no investimento e na IA, enquanto os riscos cibernéticos causam preocupação.

Os CEOs suíços estão otimistas: o crescimento e a IA como uma oportunidade!

Os executivos suíços estão optimistas quanto ao desenvolvimento económico. Num inquérito recente, 56% dos CEO acreditam que haverá crescimento económico global nos próximos 12 meses, acima dos 52% do ano passado que esperavam uma contracção. A previsão para a Suíça é particularmente positiva: dois terços dos CEO esperam que a economia suíça cresça até 2025, o que é quase o dobro do ano anterior. Estas avaliações optimistas são o resultado de relatórios de finanzen.ch.

Muitos CEO veem a Suíça como um porto seguro num ambiente global cada vez mais instável. Cerca de 50% dos gestores inquiridos planeiam investir na Suíça nos próximos 12 meses, enquanto os investimentos noutros países são considerados mais arriscados. A utilização de IA generativa também se generalizou: 80% dos CEO relatam utilizar esta tecnologia, e 80% também esperam integrar sistematicamente a IA nos processos empresariais. Este é um aumento significativo em comparação com o ano passado, quando apenas 16% dos CEOs relataram usar IA. No entanto, menos de um terço dos CEO confiam na IA nos seus principais processos de negócio, um dos níveis mais baixos do mundo.

Riscos cibernéticos e confiança na conformidade

A maior preocupação dos CEO suíços são os riscos cibernéticos, enquanto os conflitos geopolíticos são vistos como uma ameaça maior em todo o mundo. Quando se trata de alterações climáticas, os gestores suíços estão bastante calmos: apenas 1% acredita que serão directamente afectados, enquanto a nível internacional 15% são desta opinião. No entanto, 90% dos CEO realizaram investimentos amigos do clima nos últimos cinco anos, o que é o valor mais elevado do mundo. No entanto, cerca de metade dos gestores não estão preparados para aceitar retornos mais baixos dos investimentos na proteção climática.

A confiança na conformidade com as regulamentações de proteção de dados e de segurança cibernética é menor entre as empresas suíças, de acordo com outra análise da pwc.ch mostra. Apenas 24% das empresas estão “muito confiantes” na conformidade da proteção de dados, o que está abaixo da média global de 26%. Além disso, apenas 16% das empresas estão “extremamente confiantes” em relação à segurança das redes e da informação e às regulamentações de inteligência artificial. A incerteza sobre os novos requisitos legais poderá levar as empresas a investir mais na conformidade de segurança.