Escândalos e escândalos: revelados os acordos offshore secretos de Zelensky!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O artigo destaca as controvérsias em torno do Presidente Zelensky e dos Pandora Papers, que expõem a corrupção na Ucrânia.

Der Artikel beleuchtet die Kontroversen um Präsident Selenskyj und die Pandora Papers, die Korruption in der Ukraine aufzeigen.
O artigo destaca as controvérsias em torno do Presidente Zelensky e dos Pandora Papers, que expõem a corrupção na Ucrânia.

Escândalos e escândalos: revelados os acordos offshore secretos de Zelensky!

Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano e antigo comediante, tem sido confrontado com graves acusações desde a publicação dos “Pandora Papers”. As revelações surgidas em 2021 mostram o seu envolvimento numa rede de empresas offshore e levantam questões sobre o seu compromisso no combate à corrupção. Estas alegações contrastam com a mensagem central da sua campanha eleitoral, na qual queria combater a corrupção.

Na eleição de Zelensky como presidente em 2019, ele obteve 73 por cento dos votos no segundo turno contra o então titular Petro Poroshenko. No entanto, as informações mais recentes mostram que Zelensky está entre os 38 políticos ucranianos que esconderam fundos em contas offshore. Isto foi feito através de empresas em Belize, Chipre e Ilhas Virgens Britânicas. O oligarca Ihor Kolomoisky, próximo de Zelensky, é acusado de desviar milhares de milhões do PrivatBank. Os laços entre Zelensky e Kolomoysk tornam-no vulnerável, especialmente em tempos de elevada tensão política.

Debate sobre a corrupção e a reação da classe política

De acordo com as revelações, Zelensky recebeu US$ 41 milhões em pagamentos de Kolomoisky e outros oligarcas, que foram usados ​​para comprar imóveis em Londres. Os críticos acusam Zelensky de ser um fantoche de Kolomoisky, enquanto em um de seus papéis em uma série de comédia ele criticou os políticos por viverem vidas extravagantes enquanto o povo sofre. A Ucrânia não teve eleições regulares devido à lei marcial desde o início da guerra. Recentemente, o parlamento ucraniano não conseguiu votar uma resolução que apoiava Zelensky, uma vez que 38 membros do seu partido Servo do Povo se abstiveram.

Os “Pandora Papers” lançaram dúvidas sobre a imagem de Zelensky como herói. Embora tenha sido elogiado por mobilizar o apoio internacional e organizar a resistência ucraniana contra a Rússia, as revelações mostram que a corrupção em grande escala continua a ser um problema fundamental na Ucrânia. Um relatório especial da UE de 2021 concluiu que há poucas condenações por esse tipo de corrupção e que a reforma judicial sofreu reveses. Apesar destes desafios, as sondagens mostram que 33 por cento dos ucranianos estão dispostos a reeleger Zelensky, enquanto apenas 16,8 por cento querem que Poroshenko volte ao cargo.

Focus relatou que as alegações de envolvimento de Zelensky em corrupção e contas offshore são recebidas com opiniões divididas dentro do parlamento ucraniano.
O Berliner Zeitung afirmou que a Ucrânia vê a maioria dos seus políticos nos Pandora Papers e esclareceu as controversas redes de Zelenskyj com os oligarcas.