Eslováquia desiste do bloqueio: novo pacote de sanções da UE à vista!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O primeiro-ministro eslovaco, Fico, acaba com o bloqueio às sanções da UE. Discussão sobre finanças municipais em Baden-Württemberg.

Eslováquia desiste do bloqueio: novo pacote de sanções da UE à vista!

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, anunciou que a Eslováquia está a pôr fim ao bloqueio do 18.º pacote de sanções da UE contra a Rússia. Esta decisão poderá resultar na adoção em breve de medidas abrangentes. Fico anunciou o fim do bloqueio num vídeo no Facebook, qualificando a estratégia anterior de "contraproducente" para os interesses da Eslováquia como membro da UE. O pano de fundo do bloqueio foi uma disputa sobre um regulamento da UE que prevê uma proibição total das importações de gás da Rússia a partir de janeiro de 2028.

Até agora, a Eslováquia tem resistido ferozmente às novas sanções, principalmente devido à forte dependência do país do fornecimento de gás russo. Fico procurou obter uma cláusula de isenção para manter um contrato de fornecimento de gás natural com a Gazprom até 2034. No entanto, a estratégia da UE prevê suspender todas as importações de gás da Rússia até 1 de janeiro de 2028. Fico deu instruções para que o pacote de sanções fosse aprovado na sexta-feira.

Sanções e consequências económicas

Nas suas declarações, Fico sublinhou que a Eslováquia tomou medidas para se proteger contra possíveis efeitos negativos das sanções. Isto surge num momento crítico, uma vez que os municípios eslovacos enfrentam uma pressão financeira significativa. O primeiro-ministro enfrenta novos desafios à medida que os problemas financeiros aumentam nas cidades, vilas e condados do país. No ano passado o défice foi de 3,1 mil milhões de euros, e o défice do primeiro trimestre do ano em curso já era de 2,4 mil milhões de euros.

Paralelamente a estes desenvolvimentos, representantes confiantes do governo estadual verde-negro de Baden-Württemberg reúnem-se com importantes associações municipais. O tema crucial do encontro é a precária situação financeira dos municípios. Ainda não está claro se promessas concretas de ajuda serão feitas pelo governo estadual durante esta reunião. Estas discussões ocorrem num contexto caracterizado pela incerteza sobre o impacto económico das sanções da UE e as reações dos países afetados.

Olhando para o futuro

Com a declaração de que a Eslováquia está pronta para desistir do seu bloqueio, a situação da UE e dos seus Estados-Membros em Bruxelas poderá mudar rapidamente. Uma reunião especial dos representantes permanentes dos Estados-Membros poderá realizar-se já na manhã de sexta-feira para preparar o caminho para a adoção do pacote de sanções. É um passo significativo e um sinal de que as sanções contra a Rússia estão muito atrasadas à luz da guerra na Ucrânia, mesmo que sejam complexas e controversas.