É assim que os pais beneficiarão dos novos regulamentos sobre o subsídio de doença infantil a partir de 2024 - explica o especialista financeiro
Resumo Os novos regulamentos relativos aos dias de doença das crianças e aos subsídios de doença infantis facilitarão agora as coisas aos pais que têm de cuidar dos filhos em casa. A Lei de Fortalecimento dos Estudos de Enfermagem, que entra em vigor a partir da virada do ano, aumenta o direito ao auxílio-doença infantil para 2024. Agora é possível tirar licença médica por telefone e os pais podem solicitar até 15 dias úteis de auxílio-doença infantil por filho. Informações baseadas em fatos De acordo com um relatório de www.ak-kurier.de, os pais legalmente segurados podem solicitar até 15 dias úteis de auxílio-doença infantil por criança a partir de 1º de janeiro de 2024, o que é cinco a mais do que nos anos anteriores à pandemia corona. O número total de dias de direito para todas as crianças aumenta de 25 para 35...

É assim que os pais beneficiarão dos novos regulamentos sobre o subsídio de doença infantil a partir de 2024 - explica o especialista financeiro
Resumo
Os novos regulamentos relativos aos dias de doença das crianças e aos subsídios de doença infantis facilitarão agora as coisas aos pais que têm de cuidar dos filhos em casa. A Lei de Fortalecimento dos Estudos de Enfermagem, que entra em vigor a partir da virada do ano, aumenta o direito ao auxílio-doença infantil para 2024. Agora é possível tirar licença médica por telefone e os pais podem solicitar até 15 dias úteis de auxílio-doença infantil por filho.
Informações baseadas em fatos
De acordo com um relatório de www.ak-kurier.de, os pais legalmente segurados podem solicitar até 15 dias úteis de subsídio de doença infantil por filho a partir de 1 de janeiro de 2024, o que é cinco a mais do que nos anos anteriores à pandemia corona. O número total de dias de direito para todos os filhos aumenta ainda de 25 para 35 dias úteis, e para famílias monoparentais de 50 para 70 dias úteis por ano. Os dias de licença médica das crianças podem ser gozados até aos 12 anos; ainda não há limite de idade para crianças com deficiência.
Efeitos
Estas novas regulamentações podem ter um impacto no mercado de trabalho, ao permitirem que os pais fiquem em casa durante períodos mais longos para cuidar dos seus filhos doentes. Isto pode ter um impacto na produtividade das empresas, especialmente se vários pais solicitarem o subsídio de doença infantil ao mesmo tempo devido às alterações na lei. Além disso, a maior flexibilidade no momento da licença médica pode ter um efeito positivo no bem-estar dos pais afetados, uma vez que já não têm de lidar com longos tempos de espera nos consultórios médicos.
No entanto, importa referir que a alteração da lei só se aplica aos pais com seguro de saúde legal. Os progenitores cujo um dos progenitores esteja segurado de forma privada continuam a não ter direito ao subsídio de doença infantil. Isto pode levar a desigualdades, uma vez que o apoio financeiro varia dependendo do estatuto de seguro dos pais.
A possibilidade de registo de doença por telefone e a concessão do subsídio de doença do filho quando hospitalizado também podem influenciar a dinâmica do sistema de saúde, facilitando o acesso a cuidados médicos e apoiando os pais no cuidado dos seus filhos doentes. O alívio que estas medidas proporcionam aos pais também pode levar a um clima positivo entre as famílias com seguro de saúde obrigatório.
Leia o artigo fonte em www.ak-kurier.de