Obrigação solar a partir de 2025: A Renânia do Norte-Vestfália depende fortemente da energia verde para novos edifícios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 2025, os novos edifícios residenciais na Renânia do Norte-Vestfália terão de instalar sistemas solares. Conheça os detalhes sobre a obrigação solar e seus aspectos econômicos.

Ab 2025 müssen neue Wohnhäuser in NRW Solaranlagen installieren. Erfahren Sie die Details zur Solarpflicht und deren wirtschaftliche Aspekte.
A partir de 2025, os novos edifícios residenciais na Renânia do Norte-Vestfália terão de instalar sistemas solares. Conheça os detalhes sobre a obrigação solar e seus aspectos econômicos.

Obrigação solar a partir de 2025: A Renânia do Norte-Vestfália depende fortemente da energia verde para novos edifícios!

A partir de 1º de janeiro de 2025, os novos edifícios residenciais na Renânia do Norte-Vestfália (NRW) deverão ser equipados com sistemas solares. Isso faz parte de uma nova regulamentação que o governo do estado vê como um passo importante na promoção das energias renováveis. Prédios residenciais recém-construídos devem cobrir pelo menos 30% da área do telhado com módulos fotovoltaicos Ruhr24 relatado.

Entre 2020 e 2023, uma média de 15.600 novos edifícios residenciais foram concluídos anualmente na Renânia do Norte-Vestfália. O governo espera que os sistemas solares recém-instalados gerem uma produção adicional de 130 a 270 megawatts por ano. Um sistema solar típico em uma residência unifamiliar tem capacidade de cerca de 10 quilowatts. Os edifícios existentes também devem ser tidos em conta: a obrigação solar também se aplica aos telhados que forem substituídos a partir de 2026. No entanto, isto só se aplica a áreas adequadas que não tenham janelas ou sombras fortes.

Desenvolvimentos esperados no uso solar

No início de novembro de 2023, foram instalados sistemas fotovoltaicos com uma produção total de mais de 11.500 megawatts na Renânia do Norte-Vestfália. Além disso, mais 2.200 megawatts poderão ser adicionados até o final de 2024. O governo estadual planeja atingir uma capacidade de pelo menos 21.000 megawatts até 2030, com possibilidade de expansão para até 27.000 megawatts em condições ideais. Além disso, a utilização de espaços abertos para sistemas solares deverá ser intensificada.

A perspectiva económica dos sistemas fotovoltaicos mostra que estes normalmente se pagam dentro de 15 a 20 anos. No entanto, os elevados custos de instalação, os baixos rendimentos devido ao sombreamento ou à orientação desfavorável do telhado, bem como a queda dos preços da electricidade podem prolongar o período de retorno do investimento. As suas próprias necessidades energéticas também desempenham um papel: um maior consumo de eletricidade leva a mais vantagens através da sua própria utilização do sistema solar, como Propriedade de casa própria NRW notas. Apesar destes desafios, os sistemas fotovoltaicos são frequentemente considerados um investimento que vale a pena, especialmente porque os preços são relativamente baixos e as tarifas de aquisição para o excesso de electricidade foram melhoradas em 2023.