Armadilha fiscal para muitos: é assim que as autoridades agem contra a fraude financeira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra quais os relatórios que a administração fiscal pode transmitir às autoridades sociais, aos seguros de pensões e aos municípios e como se pode proteger deles.

Erfahren Sie, welche Meldungen das Finanzamt an Sozialbehörden, Rentenversicherung und Kommunen weitergeben kann und wie Sie sich davor schützen.
Descubra quais os relatórios que a administração fiscal pode transmitir às autoridades sociais, aos seguros de pensões e aos municípios e como se pode proteger deles.

Armadilha fiscal para muitos: é assim que as autoridades agem contra a fraude financeira!

Em 15 de março de 2025, um especialista tributário forneceu informações sobre as diferentes maneiras pelas quais as autoridades podem compartilhar informações financeiras entre si. Como Chip.de reportado, a administração fiscal pode obter informação detalhada sobre a situação financeira dos beneficiários do subsídio de cidadão ou do subsídio parental, bem como dos reformados. Em determinadas circunstâncias, isto pode levar a reclamações ou cancelamento de benefícios sociais.

Os cidadãos que recebem benefícios de cidadão devem estar cientes de que a administração fiscal pode reportar rendimentos ou bens elevados ao centro de emprego responsável. Para quem recebe subsídio parental, é realizada uma verificação de rendimentos com base nas liquidações de imposto de renda apresentadas pelos pais. Se o serviço de subsídio parental suspeitar de informações incorretas, também pode solicitar dados à administração fiscal.

Transmissão de dados para vários locais

Relativamente à transmissão dos rendimentos de pensões, o perito fiscal referiu que a administração fiscal os transfere para o Gabinete Central de Ativos de Aposentação do Seguro de Pensões Alemão. Isto é especialmente verdadeiro para os pensionistas que ganham rendimentos adicionais ou trabalham. Irregularidades podem resultar em inspeções subsequentes, enquanto se as informações estiverem incorretas, a administração fiscal pode solicitar pagamentos adicionais de impostos, o que pode resultar em juros elevados anos depois.

Além disso, a administração fiscal pode encaminhar informações sobre cidadãos não alemães às autoridades de imigração se houver suspeita de infrações fiscais. Isto afecta particularmente os titulares de vistos ou autorizações de residência com obrigação de comprovação de rendimentos. Se houver suspeita de fraude fiscal ou se puderem ser fornecidas informações falsas sobre a autorização de residência, isso pode ter um impacto significativo no estatuto de residência.

O artigo aponta ainda que os casos de evasão fiscal e emprego ilegal são encaminhados ao inquérito fiscal ou ao Ministério Público. São necessários relatórios à Unidade de Informação Financeira (UIF) aduaneira se houver suspeita de branqueamento de capitais.

Adicionalmente relatado Advogado.de sobre a troca automática de informações entre autoridades financeiras da UE, promovida através de diretivas. Os bancos são obrigados a reportar informações de contas às autoridades fiscais nacionais como parte do Common Reporting Standard (CRS). Mesmo que a administração fiscal não tenha acesso direto a todas as informações da conta, pode fazer consultas aos bancos caso haja suspeita de evasão fiscal. Isto desempenha um papel central na cooperação internacional para combater a evasão fiscal.

A autodivulgação na legislação fiscal, regulamentada pelo artigo 371.º do Código Tributário (AO), permite aos contribuintes corrigir informações incorretas. Para permanecer impune, todas as informações relevantes devem ser divulgadas honestamente e os reembolsos dos impostos evadidos devem ser feitos atempadamente.