Alívio fiscal: dedução dos custos de energia facilitada
Descubra como você pode deduzir os custos de energia de seus impostos graças ao trabalho em casa. Aproveite a tarifa fixa do home office e economize dinheiro!

Alívio fiscal: dedução dos custos de energia facilitada
O aumento dos custos da energia representa um encargo financeiro para muitos cidadãos, mas existem formas de deduzir algumas destas despesas dos impostos. Uma opção é usar o subsídio home office para reduzir custos de luz e gás. Mesmo que não sejam cumpridos os requisitos para uma sala de trabalho separada, os trabalhadores podem reclamar seis euros por dia durante um máximo de 210 dias por ano, o que perfaz um total de 1.260 euros por ano. Se atingir esse valor, você já ultrapassou a taxa fixa do funcionário, a partir da qual a carga tributária diminui. No entanto, é aconselhável comprovar que os dias especificados foram efetivamente passados em home office.
Alternativamente, se as condições para um estudo estiverem reunidas, você pode deduzir dos seus impostos todos os custos adicionais do quarto. A dedutibilidade é proporcional a todo o espaço habitacional, o que significa que, por exemplo, 15 por cento dos custos de renda, electricidade e aquecimento podem ser deduzidos dos impostos se o estudo representar 15 por cento de todo o espaço habitacional. Em qualquer caso, é aconselhável garantir o cumprimento da regulamentação fiscal e, se necessário, ter à mão os certificados do empregador como prova do tempo passado em home office.